APRESENTAÇÃO: é a região fetal que se encontra mais próxima da bacia materna (parte do corpo que irá nascer primeiro). Por exemplo, chamamos de APRESENTAÇÃO CEFÁLICA quando o feto está com a cabeça para baixo e APRESENTAÇÃO PÉLVICA quando o feto está com a cabeça para cima e portanto irá nascer de nádegas.
Na apresentação do occipício posterior (também denominada face para cima), a cabeça do feto se apresenta primeiro, mas a face está voltada para cima (em direção ao abdômen da mãe). Essa é a posição ou apresentação anormal que ocorre com mais frequência.
Fazer barulho é natural durante o trabalho de parto. Curiosamente, ao relaxar os maxilares conseguimos relaxar também os músculos da pélvis, o que facilita todo o processo. E uma maneira de relaxar os músculos do maxilar é precisamente abrir a boca e vocalizar sons graves.
Entenda como se preparar para o parto normal
A depilação para o parto pode ser feita com cera quente, fria, aparadores ou mesmo lâminas. A depilação total não é necessária, fica ao critério da gestante.
8 formas de aliviar a dor durante o trabalho de parto
Os exercícios para gestantes trazem benefícios em todos os 9 meses e na hora de ter o bebê, como maior bem-estar e ajuda no trabalho de parto. Porém, é preciso conversar com o obstetra antes de começar a praticá-los, pois cada gravidez tem suas particularidades.