crossorigin="anonymous">
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.
Cada cidade-Estado era governada por um patési, que, além de sumo sacerdote, era o chefe político e militar. Segundo as pesquisas os sumérios foram os inventores da escrita. Eles escreviam em taboas feitas de argila, usando um estilete de extremidade triangular que deixava sinais em forma de cunha.
Enqui (Enki) era uma divindade da mitologia suméria, conhecido mais tarde como Ea ou Easarru (Ea-šarru) na acadiana e babilônica. Era o deus da água doce primordial, sabedoria e criação e foi cultuado desde ca. 3 500 até 1 750 a.C. como Enqui e de ca. 1 900 até 200 a.C. como Ea.
Marduque, Marduk ou Merodaque, como é apresentado na Bíblia, é um deus protetor da cidade da Babilónia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia. Era filho de uma relação incestuosa entre Enqui e Ninursague.
“Endubsar” é uma palavra de origem suméria que significa “escrivão”. ... Sete anos após a grande calamidade que envenenou o ar, a terra e as águas das cidades da Suméria, o mestre-escrivão Endubsar é levado por dois seres divinos até a moradia de Ea Enki, um dos grandes deuses Anunnaki.