Contenção ortodôntica fixa reta – tradicional Entre os principais benefícios da contenção fixa reta está o fato de ter menos fio preso nos dentes, o que causa um acumulo menor de placa. Por ter menos fio, a contenção também pode ser mais confortável, e algumas pessoas se adaptam melhor.
No consultório, o dentista retira as peças do aparelho que estão coladas nos dentes (os famosos “bráquetes”) um por um, com um alicate especial e específico para isso, com muito cuidado e aplicando a pressão necessária, de maneira que não quebre nem leve junto os dentes e também não cause lesões no esmalte dentário.
Posiciona-se a contenção por lingual e, em um dos lados, coloca-se o fio de amarrilho por baixo do arco ortodôntico, na região entre incisivo lateral e canino, abaixo do ponto de contato, amarrando e fixando todo o conjunto. Repete-se o mesmo procedimento no lado oposto, de forma que a contenção permaneça fixa e firme.
Prenda a contenção firmemente nos dentes de trás. Use os dedos para empurrar a contenção para o lugar certo. Não morda a contenção para ajustá-la, pois isso pode danificá-la. A contenção pode não ter sido presa corretamente se ela ficar muito solta ou fora do lugar.
Normalmente, ele fica dentro de uma pequena caixa, e pode ser higienizado. O aparelho é moldado de acordo com os seus dentes e, para colocá-lo, deve ser encaixado nos dentes e pressionado até que fique firme.
A colagem de bráquetes na superfície do esmalte dos dentes é um procedimento clínico que pode ser realizado de modo direto, posicionando-se o bráquete diretamente na superfície dentária ou indireto, que é constituído por duas etapas, uma laboratorial e outra clínica: na primeira etapa, os bráquetes são posicionados no ...
Existem ceras ortodônticas, que são colocados em cima das peças para cobrir as partes cortantes dos braquetes, mas se você não tem a cera, pode pegar uma pelota de algodão ou gaze , e colocar no lugar onde está machucando, até poder ir ao dentista.
Para que o tratamento ortodôntico dê certo, o aparelho precisa ser fixado na superfície dos dentes. Os profissionais usam uma espécie de cola, chamada de resina odontológica, que é específica para colagem de bráquetes.
O bráquete é a peça responsável por transmitir a força do fio ortodôntico ao dente. ... "Quando um bráquete solta, o paciente deve comunicar ao seu ortodontista, pois somente ele poderá recolocá-lo", explica o profissional. Se por acaso a estrutura se romper e algum fio ficar machucando ou incomodando, não tente removê-lo.
Existem alguns motivos prováveis para o bracket se soltar. A principal causa conhecida desse problema é a ingestão ou mastigação de certos alimentos, que além de dificultar a higiene ainda podem causar danos ao aparelho.
“O fio solto pode trazer prejuízos sérios ao paciente”, afirma o dentista. ... "Outro problema comum são as aftas e machucados causado pelo fio solto, que acaba furando a bochecha ou até mesmo a mucosa do paciente”, destaca ele. Já nessas situações mais comuns, o tratamento ortodôntico não sofre grandes prejuízos.
Além disso, entre os motivos do atraso no tratamento ortodôntico está a falta da borrachinha no aparelho ortodôntico. “Caso fique sem a borrachinha, o dente poderá não se mover ou, até mesmo, retornar para a posição original, retardando a evolução do tratamento ortodôntico”, finaliza Marcos.