Tanto Vasco da Gama como o Adamastor aparecem como narradores e como personagens. ... No plano histórico, simboliza a superação pelos portugueses do medo do “Mar Tenebroso”, das superstições medievais que povoavam o Atlântico e o Índico de monstros e abismos.
Lisboa, Portugal
Assim, nasceu em Lisboa em 1524 e morreu em 1580. Depois de frequentar a Universidade de Coimbra, atuou como soldado, quando perdeu um olho durante combate em Marrocos. Morou na Índia por três anos e esteve, também, na Arábia, em Macau e em Moçambique.
Os Lusíadas, publicado em 12 de março de 1572, narra as grandes navegações de Vasco da Gama. São símbolo cultural e político para os lusitanos e “conferiram dignidade e crédito à língua portuguesa como língua de cultura”, comenta a professora.
Camões - Poesia épica: Os lusíadas, o maior poema épico da língua portuguesa. O nome Os lusíadas é essencial para mergulhar na alma deste poema épico. ... O poeta, para atingir seu objetivo, pede inspiração às Tágides, as ninfas do rio Tejo, e dedica a epopeia a Dom Sebastião, rei de Portugal quando o poema foi publicado.
Questão 2 Pode-se dizer que Os Lusíadas Origem: Geekie a) é um poema épico de exaltação nacionalista em que se narra sobretudo a viagem de descoberta do caminho marítimo às Índias. ... e) representa, como nenhum outro poema, a poesia medieval teocêntrica, de inspiração católica, feita em Portugal.