Embora a história da fundação de Roma seja marcada por contos lendários, como o dos irmãos gêmeos nutridos por uma loba, entende-se que a fundação de Roma representa não apenas a fundação de uma cidade, mas também a conquista da Península Itálica que se espalhou por todo o Mar Mediterrâneo.
Não está definitivamente provado, mas supõe-se que a cidade de Roma tenha sido criada no dia 21 de abril de 753 antes de Cristo. A resposta mitológica à criação de Roma surgiu quando a cidade já havia virado império mundial.
Existem duas versões para a origem de Roma: a histórica e a mitológica. Descreva de forma resumida à concepção histórica.
Segundo especialistas, a fundação de Roma ocorreu a partir da construção de uma fortificação criada pelos latinos e sabinos. Esses dois povos tomaram tal iniciativa, pois resistiam às incursões militares feitas pelos etruscos. No entanto, os mesmos etruscos vieram a dominar a região no século VII a.C..
Resposta: A cidade de Roma foi fundada em 753 a.c por dois irmão: romulo e remo. a lenda que foram criados por uma loba. Após isso reuniram escravos refugiados e todo o tipo de parias para então erguer uma vila, que com o tempo se tornou um reino.
21 de abril de 753 a.C.
Uso do arco nas construções,- Uso da abóbada (construção em forma de arco que preenche espaços entre arcos, muros e outros tipos de espaços); - Construções sóbrias, funcionais e luxuosas.
- Os etruscos possuíam uma sociedade aristocrática; ... A religião etrusca era politeísta, pois acreditavam na existência de vários deuses. Era forte a influência da mitologia grega, sendo que as três divindades etruscas mais importantes eram Uni, Tinia e Menrfa.
A sociedade romana tinha como principais membros os patrícios e os plebeus, mas outros, como os clientes, os escravos e o proletariado, também a compunham.
patrícios
As três camadas eram compostas por: patrícios, grandes proprietários de terra e detentores de privilégios sociais e políticos; plebeus, homens livres, sem direitos políticos; e os escravos, pessoas endividadas ou derrotadas em guerras, consideradas como instrumentos de trabalho.
Plebeus:Homens livres, mas que não possuiam direitos políticos. Clientes: Dependiam dos patrícios. Ofereciam aos patrícios os seus serviços e votos em troca de proteção. Escravos: Trabalham sem remuneração.
A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.