Para deixar os fogos de artifício coloridos, os fabricantes misturam à pólvora sais de diferentes elementos para que, quando detonados, produzam cores diferentes. ... Laranja: os sais de cálcio são responsáveis por esta coloração em foguetes. Vermelho: a cor rubra surge da queima de sais de Estrôncio ou carbonato de Lítio.
Como os átomos de cada elemento possuem órbitas com níveis de energia diferentes, a luz liberada em cada caso será em um comprimento de onda também diferente, o que corresponde a cada cor. Esse fenômeno foi empregado pelos chineses no século X para a criação dos fogos de artifício.
Esclarecendo, quando um átomo é energicamente excitado, ele se afasta do próton e a medida que vai perdendo energia, ele emite fóton - uma luz de acordo a sua frequência. ... Cada átomo tem sua fóton característico, como uma identidade. O sódio por exemplo, emite luz amarelada.
A cor observada em cada chama é característica do elemento presente na substância aquecida. Por exemplo, ao se colocar o cloreto de sódio, sal de cozinha, na chama, a luz emitida é de um amarelo bem intenso, quando colocamos o sulfato de cobre, a luz emitida é de cor verde e o cloreto de cálcio emite uma luz vermelha.
Cada sal emite uma coloração diferente ao ser colocado em contato com a chama. ... No momento em que colocamos o sal no fogo, estamos fornecendo energia para seus elétrons. No entanto, o estado excitado é instável, portanto, os elétrons que “saltaram” de nível retornam à órbita de seu estado estacionário.
Porque a cor do fogo depende da temperatura em que ele queima e, geralmente, cada parte da chama tem uma temperatura diferente. A cor do fogo, na verdade, é resultado da cor da luz que ele emite. ... Alguns combustíveis específicos podem acrescentar novas cores às chamas.
O sal de cozinha (NaCl) emite luz de coloração amarela quando colocado numa chama. ... elétrons do cátion Na +, ao receberem energia da chama, saltam de uma camada. mais externa para uma mais interna, emitindo luz amarela.
A maioria dos metais é sólida à temperatura ambiente (25°C), com exceção do Mercúrio (Hg), que é o único metal encontrado na natureza no estado líquido, e possui cor prateada e um brilho característico denominado “aspecto metálico”.