Shitsuke é o senso da autodisciplina. A padronização é essencial para a qualidade. Portanto, shitsuke estabelece que é preciso procurar transformar os sensos anteriores em hábitos e se comprometer com os padrões técnicos, éticos e com a melhoria contínua.
O que é o seiketsu? O Seiketsu é conhecido como senso de padronização. Nele está inserido a implementação de ideias que aumentem a qualidade em geral. Tal qualidade refere-se tanto a aparência física do ambiente, como dos colaboradores de uma empresa ou negócio.
O senso da Autodisciplina aborda a necessidade de seguir regras e procedimentos padrões desenvolvidos durante os primeiros quatro sensos da metodologia: utilização, organização, limpeza, padronização. Tudo o que foi trabalhado durante os quatro sensos iniciais agora necessita ser verificado e aperfeiçoado.
MELHORIA CONTÍNUA. ... A TÉCNICA DOS 6S's Os japoneses desenvolveram uma técnica de melhoria no ambiente de trabalho. Esta técnica chama-se 6S's e significa sensos de melhoria. São seis palavras fundamentais para a Qualidade e Produtividade no trabalho: - SEIRI - SEITON - SEISOO - SEIKETSU - SHITSUKE - SHIKARI-YAROH 1.
Não é fácil encontrar o significado exato dos termos em japonês: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Ao serem traduzidos para o português são definidos como: Senso de Utilização, Senso de Organização, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.
Então, se você se identificou, vamos seguir para o passo a passo de como implantar o 5S.
Para as empresas, a aplicação do 5S reflete em um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, incentivando a participação de todos com o objetivo de evitar desperdícios e retrabalhos, refletindo na redução de custos, melhoria da qualidade e da produtividade.
O 5S promove também a maior segurança e saúde dos trabalhadores por conta da maior limpeza e das regras ergonômicas implantadas. Em síntese, o 5S promove uma melhoria na qualidade de vida dos funcionários no local de trabalho, reduz o tempo de produção e aumenta os lucros da empresa.
O ideal é fazer as coisas simples. O simples é coisa mais difícil do mundo. Muitas ações preconizadas na aplicação dos sensos são óbvias e aparentemente podem parecer muito fáceis.
São elas Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. Implantar um sistema 5S decorando essas palavras, além de improdutivo, não acrescentará valor ao processo. Mais importante do que decorar vocabulário é lembrar a história de reconstrução japonesa, possibilitada por disciplina, organização e perseverança de seu povo.
A última etapa de implantação do programa 5S possui como intuito assegurar o cumprimento de todas as novas exigências impostas, de forma que a organização, limpeza e ordem conquistada estejam sendo respeitadas diariamente.
Para entender como Método 5S funciona, basta saber que ele consiste na associação de quatro estratégias consagradas para emagrecer: suplementação, tratamento estético, terapia em grupo e reeducação alimentar. Cada uma delas é aplicada durante os três ciclos do processo de emagrecimento: perda, manutenção e reeducação.
O custo do tratamento 5s varia de acordo com a quantidade de peso que deve ser perdida, mas a avaliação inicial tem um custo médio de 100 reais, enquanto o restante do tratamento pode chegar até cerca de 4.
A dieta de 21 dias é um protocolo criado pelo dr. Rodolfo Aurélio, um naturopata que também é formado em fisioterapia e osteopatia. Este protocolo foi criado para ajudar a perder peso e gordura de forma rápida, estimando uma perda de 5 a 10 kg dentro dos 21 dias de dieta.