Dessa forma, existem vários fenômenos da natureza que podem ser evidenciado com o fato de a luz se propagar em linha reta. Nesse sentido, pode se citar: eclipses, sombra e penumbras.
Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.
Isso porque o sol está longe e a pequena parte de sua luz que atravessa uma janela, por exemplo, pode ser considerada como feixes paralelos.
A propriedade da luz que possibilita o eclipse solar e o eclipse lunar é o a propagação da retilínea. O eclipse constituiu-se como um dos fenômenos astronômicos que apresentam um corpo celeste quando é sobreposto por uma sombra ou por um astro. A luz propaga-se em linha reta.
Ocorrência do eclipse solar: quando há o cobrimento de uma parte da terra pela umbra gerada pelo cone de sombra que a lua forma sobre a terra. No entanto, o parcial é visto quando o indivíduo se localiza perifericamente na terra, ou seja, ao redor dessa umbra, ou seja, penumbra.
O eclipse lunar ocorre sempre que a lua é total ou parcialmente encoberta pela sombra da Terra, modificando a sua aparência. Os eclipses lunares são mais comuns do que os solares (quando a lua fica entre o sol e a Terra e encobre a luminosidade solar). ...
O eclipse anular ocorre no dia 10 de junho e poderá ser visto na América do Norte, na Europa e na Ásia. No dia 4 de dezembro será a vez de um eclipse solar total, que poderá ser visto na Antártica, na África e no Atlântico. No Brasil, a previsão é de que um eclipse solar total seja visível apenas em 2045.
Qual a diferença entre um eclipse lunar e um eclipse solar? O eclipse lunar acontece quando a Terra fica entre o Sol e a Lua. No eclipse solar, a Lua fica entre a Terra e o Sol.
E, para anotar na agenda: ainda estão por vir um eclipse parcial da Lua, no dia 5 de julho de 2020; eclipse parcial da Lua em 30 de novembro de 2020 e o eclipse total do Sol, no dia 14 de dezembro de 2020.
Há, por sua vez, três tipos de eclipse solar: o total, quando o sol é totalmente encoberto; o parcial, quando apenas uma parte é encoberta; e o anular, quando o tamanho aparente da lua não é suficiente para encobrir totalmente o sol, formando um anel envolta da sombra do eclipse (foto acima).
Existem, por classificação, três diferentes tipos de eclipse lunar: o total, o parcial e o penumbral. O eclipse total ocorre quando toda a lua é encoberta pela sombra da Terra.
Tipos de eclipses lunares
Eclipse é o escurecimento total ou parcial de um astro feito por meio da interposição de um segundo astro frente à fonte de luz. Existem dois tipos de eclipses: o solar e o lunar.
Quando a Lua entra na região da umbra, podem ocorrer os eclipses lunares parcial e total. O eclipse parcial ocorre quando apenas parte da Lua é obscurecida pela sombra da Terra e o total, quando toda a face visível da Lua é obscurecida pela umbra. ... Um último tipo de eclipse lunar raro é denominado eclipse horizontal.