O aconselhamento genético consiste em verificar a probabilidade de uma doença genética ocorrer em uma família. Com essa probabilidade, é possível orientar casais que pensam em ter filhos, mas apresentam grande probabilidade de transmitirem alguma patologia ou malformação.
Atualmente, as principais indicações para o DPN (além da idade materna avançada) são: história familiar de doença cromossômica, pais portadores de alterações cromossômicas, filho anterior malformado falecido sem diagnóstico, história familiar de erros inatos do metabolismo (EIM), história familiar de doenças gênicas ...
O aconselhamento genético tem a finalidade de nortear as pessoas sobre a tomada de decisões a respeito da procriação, ajudando-as a entender como a hereditariedade pode colaborar para a ocorrência ou risco de recorrência de doenças genéticas, como é o caso da anemia falciforme.
Conheça as etapas do Aconselhamento Genético
O geneticista é um profissional da área da saúde que atua no estudo dos genes e das informações neles contidas em organismos animais e vegetais. Há diferentes cursos superiores que servem como porta de entrada para a carreira em Genética, como Biologia, Biomedicina e Medicina.