O iodeto de potássio funciona de forma a evitar que o iodo radioativo penetre a glândula tireoide, onde posse causar danos. Quando uma pessoa ingere KI, a tireoide absorve o iodo estável presente no medicamento.
Previne hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios); Melhora a resposta do sistema imunológico; Repõem a carência de Iodo no organismo.
É uma suplementação segura e eficaz para repor a carência de iodo no organismo. Além de ser um mineral com relevantes benefícios a saúde, previne hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios).
Também conhecido como iodo-131, o tratamento consiste na toma de uma cápsula de iodo radioativo por via oral. No tratamento de hipertiroidismo a dose de iodo-131 é menor do que nos casos de cancro. Nestes últimos, o tratamento implica o internamento da pessoa por um período de 2 a 3 dias.
Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares. A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide.