Porque O Municpio Da Serra Recebeu Este Nome?

Porque o municpio da Serra recebeu este nome

O município da Serra situado a 27 km da capital do Estado do Espírito Santo, na região Sudeste do Brasil, teve o seu processo de colonização iniciado com a fundação da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição onde, em 1556, foram alojados os índios de Maracajaguaçu, que vieram da Ilha de Paranapuã, (seio do mar), no Rio de Janeiro, sob a orientação do padre Braz Lourenço, conforme recomendação do Donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho.

Entre as manifestações folclóricas da região estão as congadas, o maculelê e a tradicional festa de São Benedito da Serra sede, comemorada nos últimos dias de Dezembro, nas proximidades do Natal, com a participação de diversas bandas de Congo.

10) É palco da festa de São Benedito

O Artista Plástico Kleber Galvêas, com base em artigo do ex-prefeito de Vitória, Adelpho Poli Monjardim informa que os índio foram ajudados pelo Português Rubério Martins que teria traído seus patrícios ajudando os índios que não aceitavam a imposição dos colonizadores em torná-los escravos.

Padre Ponciano Stenzel dos Santos em discurso feito na Missa Campal, durante os festejos comemorativos dos 400 anos de Colonização do Solo Espírito-Santense, em 1935, assim se expressou:

Resposta

Resposta

Comprova-se, assim que Braz Lourenço não cuidava unicamente das Missões Apostólicas, (Aldeias) que havia criado, mas também era “devotado” na construção do Colégio dos Jesuítas que ficava em Vitória.

O litoral é caracterizado pela vegetação de dunas, praias e manguezais. As praias são extensas e admiradas pelos visitantes, dispondo a região de excelente infra-estrutura hoteleira.

O Brasil possui 7.367 km. A Serra possui 23 km de litoral, compreendendo as praias de Jacaraípe; Nova Almeida; Manguinhos; Bicanga e Carapebus. Antigas vilas de pescadores, esses balneários no Verão, com sol quente, acolhem grande número de turistas, oferecendo modernidade, prazer e qualidade de vida.

2) Abriga importantes polos empresariais

Antes de 1535 a Serra era habitada pelos Índios Tupiniquins que vivam no litoral. Posteriormente em 1556, vieram do Rio de Janeiro os Índios Temiminós, ocasião em que o padre jesuíta, Braz Lourenço e o Chefe Indígena, Maracajaguaçu (Gato Grande), fundam nas proximidades do Mestre Álvaro, a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, estabelecendo as bases de colonização de uma região que posteriormente seria a cidade da Serra.

“O futuro, a riqueza, a glória, escondidos no seio da floresta, pousados na Serra de Mestre Álvaro e além, chamavam-no, seduziam-no com o encantamento do desconhecido. Mas para ir até lá, (Vasco Coutinho) tentar as Minas, alargar a conquista, fazia-se mister mais gente, mais recursos materiais.”

9) Foi onde se originou o congo

<b>9) Foi onde se originou o congo</b>

Em 1959, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, publicou vários volumes de uma obra intitulada “Enciclopédia dos Municípios Brasileiros”, planejada e realizada por Jurandyr Pires Ferreira, presidente do IBGE.

Os direitos e deveres dos donatários estavam expressos na carta de doação e no foral. Ao donatário cabia a propriedade de 10 léguas ao longo da costa, isenta de tributos, exceto o dízimo. Sobre o restante da capitania, porém, o donatário possuía apenas o direito de posse, de administração e do exercício da justiça em nome do rei.

O litoral é um espaço público de riqueza inigualável, cujo trunfo é precisamente o seu patrimônio cultural e natural, cuja defesa exige comportamento único e solidário com autoridades e povo atentos e vigilantes para que não ocorram impactos ou mudanças na qualidade de vida do nosso povo.

Novas perguntas de Geografia

Através de uma infra-estrutura adequada para o desenvolvimento econômico, o município é sede de inúmeras indústrias de pequeno, médio e grande portes, gerando emprego e riquezas, estimulado pelo anel Viário que interliga as principais rodovias do sul do País.”

A Serra é um dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória, sendo o maior em extensão. Em segundo lugar está Viana, em terceiro Cariacica, e quarto lugar Vila Velha. Dos cinco, a capital Vitória é o menor Município em superfície.

4) É o 2º maior PIB do Estado e o 23º da região sudeste

Com a Carta de Doação, Coutinho organiza sua viagem. Compra materiais e utensílios. Contrata marinheiros. Adquire uma Caravela, que recebe o nome “Grorya” (Glória) e, com ela empreende viagem para o Brasil.

A Aldeia Indígena dos Temiminós é construída sob a orientação do Padre Jesuíta, Braz Lourenço, onde é edificada uma pequena capela. A primeira missa e a inauguração da capela é marcada para o dia 8 de dezembro, na festa de Nossa Senhora da Conceição. A Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra é fundada a 8 de Dezembro de 1556 com a inauguração da capela onde é rezada a Missa, por Braz Lourenço, em presença de Maracajaguaçu e sua gente.

5) Possui um extenso litoral 

O local recebe o nome de Espírito Santo, porque naquele dia, 23 de maio, a Igreja Católica Apostólica Romana comemorava a festa da terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo. A festa de Pentecostes.

“Em meados do século XVI, quando o padre Braz Lourenço, chegado à Capitania do Espírito Santo em outubro de 1553, desenvolvia com os seus companheiros o apostolado de confraternização dos Índios com os Portugueses, iniciou-se o desbravamento do atual Município da Serra no Espírito Santo.”

3) Tem a maior montanha da Grande Vitória

<b>3) Tem a maior montanha da Grande Vitória</b>

Inicialmente a Aldeia dos Índios Temiminós de Maracajaguaçu denominava-se Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, em seguida passou a ser Conceição da Serra e, finalmente, Serra. A região passou a ser denominada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a uma cadeia de Montanhas, uma Serra.

Os portos capixabas movimentam 25% das cargas que entram ou saem do País e respondem por 10% do valor das exportações brasileiras, incluindo os produtos provenientes de outros Estados. Metade deste percentual é produzido no próprio Espírito Santo. As vantagens dos portos são de origem logística e econômica: águas mais profundas no litoral e tarifas portuárias mais competitivas.

No livro “Anchieta, o Apóstolo do Brasil”, o padre Hélio Abranches Viotti, no Capítulo sobre “Anchieta na Capitania do Espírito Santo”, página 214, ao se referir à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Serra informa:

Qual a população da Serra ES?

517.

Qual é a maior cidade do Espírito Santo?

Serra

Qual foi o primeiro nome dado ao município da Serra?

Inicialmente a Aldeia dos Índios Temiminós de Maracajaguaçu denominava-se Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, em seguida passou a ser Conceição da Serra e, finalmente, Serra. A região passou a ser denominada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a uma cadeia de Montanhas, uma Serra.

Quem foram os principais fundadores da nossa cidade Serra?

Seus líderes eram Maracajaguaçu e seu filho Araribóia que, eram altamente prestigiados pelo Donatário Vasco Fernandes Coutinho - que iniciou a co lonização do Espírito Santo em Participavam sempre dos prin cipais eventos e solenidades da Capitania.

Quem mora na Serra e o quê?

Quem nasce ou reside na cidade de Serra é chamado de Serrano. O estado Espírito Santo possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sudeste do Brasil. A capital do Estado Espírito Santo é Vitória. Quem nasce ou mora no Estado Espírito Santo é chamado de Capixaba Ou Espírito-Santense.

Quais são as igrejas históricas da Serra?

Pontos históricos e de visitação:

  • Associação dos Artesãos da Serra.
  • Bandas de Congo.
  • Casa de Pedra.
  • Casa do Congo Mestre Antônio Rosa.
  • Centro de Histórias e Memórias de Carapebus.
  • Estátua de Chico Prego.
  • Igreja e Residência Reis Magos.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Em que estado fica a cidade de Serra?

Espírito Santo

Quantos anos tem o município da Serra?

A Serra completa 462 anos. Dezembro é um mês de festas na Serra, no qual é comemorado o aniversário da cidade, o Dia do Serrano, além de outras datas como Natal e Ano Novo, que são tradição no mundo.

Como era a cidade de Serra antes do crescimento industrial?

O município da Serra, até os anos sessenta, enquanto a economia capixaba tinha como base produtiva a atividade cafeeira, caracterizava-se por ser interiorano e de base econômica rural, sem sofrer grandes impactos do desenvolvimento da Grande Vitória.

Como é o mercado de artes no município da Serra Ele é amplo- ou fechado?

O mercado de artes no município da Serra é amplo, porém o artista precisa ter uma boa formação e especialização nas áreas com maior demanda no mercado de trabalho regional. Há diversas profissões no ramo artístico, desde produtores culturais até designers, desenhistas, desenhistas de moda, etc.

Onde seria o lugar da arte?

A arte têm um lugar muito importante na sociedade, sendo um meio de expressão e um canal de transmissão. Os humanos são artistas por natureza, portanto, a origem da arte começa com a origem da humanidade. Da pintura rupestre à última peça contemporânea criada, a arte tem servido como meio, forma e fonte de expressão.

Quais são os espaços onde a arte geralmente acontece?

A arte esta ligada a muitos ambiente. A forma mais clara da arte na cabeça do senos comum, e a arte presente nos museus, e nos ambientes como galerias e etc. Isso para quando estamos falando de pinturas e esculturas.

Quais são os espaços e suportes em que a arte pode estar presente?

Resposta. Resposta: Atualmente, há 11 tipos de arte: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

Onde a arte urbana é encontrada?

A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras. Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e, por conta disso, interagem diretamente com os indivíduos.

Por que o espaço público é preferido pelos artistas urbanos?

Resposta. Resposta: A preferência pelo espaço público para fazer a demonstração da Arte Urbana tem como objetivo causar impacto nos espectadores, além de transmitir uma mensagem revolucionária, que critica a sociedade com ironia.

Como a arte urbana é apresentada no espaço público?

A Arte Urbana (street art, em inglês) é um tipo de arte encontrada nos espaços urbanos. Manifesta-se por meio de intervenções, performances, grafite, teatro, dentre outras. Essas ações artísticas ocorrem em ambientes públicos e interagem diretamente com os indivíduos.

Qual é a relação da arte com o público?

O encontro entre Arte e Público é uma das características principais da arte contemporânea. Seja em qualquer linguagem, seu propósito é promover uma aproximação que produza significados para o público, que agora interage, participa da proposta do artista.

Qual a importância da arte inserida em espaços de acesso público?

Resposta. Resposta: A arte realizada nos espaços públicos converte-se em estratégia de aproximação com a realidade e com o público. As obras de intervenção nos espaços urbanos, em sua maioria, lidam com o conceito de site-specific, caracterizado pela indiscernibilidade entre a obra e o lugar.

Qual sua opinião sobre as intervenções que tem como suporte os espaços públicos?

Resposta. O espaço público como muros,trens,até frente de lojas(isso aqui acaba sendo vandalismo);Mas voltando a arte,o espaço público acaba sendo uma grande tela branca,para artistas que usam esse espaço aberto,onde terá um número grande de observadores,apreciando a pintura.

Qual o significado de arte pública?

Definir uma arte que seja pública obriga a considerar as dificuldades que rondam a noção desse conceito. Em sentido literal, seriam as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças, que são de acesso livre.

Qual é a importância da arte pública?

A Importância da arte pública como ressignificador dos espaços urbanos. ... Percebe-se que desde aquela era até a atualidade, a arte mural existe para representar os estilos de vida, as críticas sociais, os comportamentos e atitudes ideológicas de uma comunidade.

Qual é a importância da arte de rua?

Qual a importância da arte de rua? Toda manifestação artística urbana tem um papel de grande importância na sociedade. Além de uma forma de expressão direta de seus criadores, sem esperar as ações de grandes centros de arte, a arte urbana é excelente como uma forma de manter a cidade mais viva e bela.

O que é arte pública Brainly?

Arte publica ou intervenção urbana, é o nome dado a todo trabalho artistíco que é de livre acesso e destinado a população, concedendo assim a todas as pessoas de diferentes faixas etárias a oportunidade de descobrir mais sobre a arte.

Quais são as características da arte pública?

De acordo com a definição institucional, arte pública refere-se às realizações geralmente perenes dos artistas – escultura, arquitetura possivelmente monumental, pintura – planejadas e executadas para serem apresentadas no espaço público: principalmente ao ar livre e acessível a todos, mas também às vezes dentro de ...