Como é colocada a sonda vesical
É a introdução de uma sonda ou cateter na bexiga, que pode ser realizada através da uretra ou por via supra-púbica. sistema de drenagem. Utilizar material estéril na inserção do cateter urinário de demora, com técnica rigorosamente asséptica.
Uma sonda de aspiração é um dispositivo cilíndrico, oco, que é utilizado para se remover os fluidos da via aérea de um paciente.
A sonda de aspiração traqueal é indicada para pacientes que não conseguem eliminar secreções dos pulmões ou que estejam intubados ou traqueostomizados. Ela auxilia na retirada da secreção orofaríngea e traqueobrônquica através da sonda ligada a um aparelho de sucção.
O QUE É ASPIRAÇÃO? É o procedimento realizado para retirar a secreção do pulmão quando o paciente tem a tosse fraca e não consegue colocar a secreção para fora. Este procedimento é realizado com ajuda do equipamento de aspiração, sonda e luva.
Conceito: Remoção de secreções das vias aéreas inferiores pelo método de aspiração em sistema aberto. Remover secreções acumuladas. Prevenir infecções e obstruções respiratórias. Promover conforto.
Finalidades: - Retirar secreções do trato respiratório; promover a permeabilidade das vias aéreas; previnir e auxiliar no tratamento das infecções respiratórias; aumentar a eficácia respiratória.
Introduzir a sonda na cânula, com a mão dominante (estéril), sem sucção (pinçar o circuito de aspiração com a mão não dominante); 14. Proceder a retirada da sonda por movimentos circulares e suaves; 15. Repetir o procedimento quantas vezes necessário, sempre intercalando com a respiração do paciente; 16.
( ) Aconselha-se realizar movimentos circulares na sonda de aspiração, a medida que aspirar e retirar a sonda fechada. ( ) Ao aspirar o paciente traqueostomizado, a sequência correta para realizar esse procedimento é: nariz, boca e cânula de traqueostomia.
A aspiração de secreções intratraqueal é responsável por sérias complicações como: arritmias, laringoespasmos, traumatismos da mucosa traqueal, microatelectasias, hipoxemia, insaturação de oxigênio, bradicardias, hipertensão arterial, aumento da pressão intracraniana, infecções, ansiedade, alterações na pressão parcial ...
Pode haver também complicações extra-laríngeas, como intubação esofágica; intubação seletiva, atingindo apenas um dos brônquios ; indução ao vômito , levando à aspiração; luxação da mandíbula ; laceração de partes moles das vias aéreas; trauma das vias aéreas, podendo resultar em hemorragia ; fratura de dentes; ruptura ...
A intubação orotraqueal causa agravo à via aérea na maioria dos enfermos, levando a edema laríngeo, ulcerações e detrimentos nas cordas vocais. Isso sucede pela passagem/impacto do tubo orotraqueal no momento da intubação. A presença de danos nas vias respiratórias produzidos por intubação orotraqueal varia até 8%.
023/2013 – CT, acrescentou que o procedimento de aspiração das vias aéreas pode ser executado pelo auxiliar ou técnico de enfermagem, mesmo no paciente sob ventilação mecânica. O Cofen, por sua vez, publicou o Parecer n.
Ligar a fonte de sucção (vácuo). Ajustar a pressão entre 50 – 100 mmHg ou 5-10 cmH2O. Calçar a luva estéril (ver POP de Colocação e Retirada de Luvas Estéreis). Acoplar a extremidade da sonda ao tubo de aspiração (procedimento executado pelo primeiro profissional).
Art. 80 - Delegar suas atividades privativas a outro membro da equipe de enfermagem ou de saúde, que não seja enfermeiro. Art. 81 - Abster-se de revelar informações confidenciais de que tenha conhecimento em razão de seu exercício profissional a pessoas ou entidades que não estejam obrigadas ao sigilo.