Os valores numéricos vão de 2 a 10, além de um “Ás”, que corresponde a 1, um valete (representado pela letra J, vale 11), uma Rainha (letra Q, vale 12) e um Rei (letra K, vale 13). Os naipes (símbolos) do baralho são: espadas(♠), paus(♣), copas(♥) e ouro(♦).
O baralho completo somam o total de 63 cartas: 7 cartas azuis “unidades de medida”, 7 cartas amarelas “unidades de medida”, 7 cartas verde “unidades de medida”, 7 cartas vermelhas “unidades de medida”, 8 cartas “+2” (duas de cada cor), 8 cartas “bloqueio” (duas de cada cor), 8 cartas “inverter” (duas de cada cor), 6 ...
Valor em pontos
O jogo é composto de 104 cartas, ou seja, dois baralhos sem o Joker. Cada jogador recebe 11 cartas, e dois mortos para cada um. Ganha, assim como no Buraco, quem fizer o maior número de pontos. Neste, diferente da Canastra, pode ser feita a trinca, ou lavadeira, como também é chamada, e não faz uso do Curinga (Joker).
Regras Como Jogar Tranca
Se não conseguir fazer canastra, o jogador ou a dupla perderá 100 pontos para cada três vermelhos à sua frente. * Os três pretos são chamados "tranca" e, quando descartados, o jogador seguinte não poderá comprar o bagaço. A dupla que ficar c/ três preto na mão pagará 10O pontos negativos p/cada três preto.
Quando um jogador selecionar 3 ou mais cartas de sua mão e baixar na mesa isso é considerado um jogo. Porém para ser um jogo válido as cartas deverão ser do mesmo naipe e estar na sequência ou se as cartas forem iguais, jogo de trincas. Ao contrário do buraco o jogo de tranca não permite usar os 3 em jogos na mesa.
Quando um jogador conseguir um três vermelho, ele será colocado diretamente na sua zona de jogo quando for o seu turno. Comprará a mesma quantidade de cartas para cada três vermelho que tiver. Cada três vermelho somará 100 pontos se houver pelo menos uma canastra limpa, senão serão subtraídos 100 pontos.
Os pontos são contados da seguinte forma:
Ações:
100 pontos