Os vulcões são estruturas geológicas que fazem a ligação do interior da Terra com o meio externo. Por meio dessa abertura, lava, cinzas, gases e outros materiais são expelidos.
Durante uma erupção violenta de um vulcão, a lava está muito carregada de vapor e outros gases, que escapam da superfície com explosões violentas e sobem formando nuvens turvas. ... O magma sobe pela chaminé e flui, convertido em lava, sobre a borda da cratera, como uma massa pastosa, através de uma fissura no cone.
No mundo há cerca de 1 300 vulcões que podem entrar em erupção a qualquer momento, mas apenas cerca de 20 ou 30 entram em atividade por ano. Alguns vulcões, como o monte Kilimajaro, na África, têm pouca probabilidade de entrar em erupção de novo: são os vulcões extintos. Monte kilimajaro, África.
Apesar da grande preocupação e do empenho dos vulcanólogos, ainda não é possível prever exatamente quando ocorrerá uma erupção vulcânica. ... À medida que o magma se aproxima da superfície, libera gases que podem ser detectados em regiões próximas do vulcão.
O Vesúvio expeliu seus gases letais a uma altura de 30 Km e as duas cidades foram consumidas pelos fluxos piroclásticos, nuvens de rochas, cinzas e fumaça densa e quente que se seguem à erupção e destroem tudo por onde passam.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
Os gases e cinzas lançadas nas erupções vulcânicas podem gerar impactos na qualidade do ar e interferir na temperatura. Assim, provocando o aumento da temperatura nos locais afetados. ... Entre os gases vulcânicos e as cinzas liberadas pelos vulcões, há também a emissão de enxofre.
Tanto os terremotos quanto os vulcões estão localizados nas zonas de contato entre as placas tectônicas , são zonas sujeitas a pressão do magma existente no interior da terra, que resultam em terremotos, sendo os vulcões os elementos de alívio dessa pressão exercida pelo magma.
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
Resposta: O vulcanismo é um fenômeno geológico natural, ocorre por meio da alta pressão e temperatura presente no interior da Terra, onde há a expulsão de lava, cinza, gases, poeira, etc.. Consequências: Destrói imóveis por perto, destrói zonas, provoca mortes..
O vulcanismo ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além dos gases e fumaça.
Resposta. Explicação: Esse fenômeno é capaz de provocar impactos na agricultura, corrosão dos veículos e danos à saúde das pessoas. A depender da quantidade de material lançado pela erupção, e alcance dos gases e cinzas expelidas, grandes áreas podem ser impactadas, e provocar perdas de vidas e propriedades.
Um desastre natural ocorre quando um evento físico muito perigoso (tal como um sismo, desabamento, furacão, inundação, incêndio ou algum dos outros fenômenos naturais listados abaixo) provoca diretamente ou indiretamente danos à propriedade,ou faz um grande número de vítimas, ou ambas.
Estocar água e alimentos para mais de três dias. Manter sempre um rádio, lanterna e roupas preparadas. Melhore o relacionamento com os moradores locais e participe dinamicamente dos treinamentos preventivos realizados pela comunidade do bairro. Verificar a forma de comunicação e o local de abrigo.
Não se aproximar de casas semi-destruídas. Chamar os vizinhos e dependendo das condições, abrigar-se a pé. Colaborar com as atividades de extinção de incêndio, regaste e salvamento de pessoas machucadas. Usar a água e comida estocada para emergência.
Resposta. Resposta: Pode ser minimizado com construções mais resistentes aos tremores, como o Japão fez.