O pé e seus ossos podem ser divididos em três partes anatômicas e funcionais: A parte posterior do pé (retropé): tálus e calcâneo. A parte média do pé (mediopé): navicular, cuboide e cuneiformes. A parte anterior do pé (antepé): metatarsais e falanges.
Causas para a dor no pé A dor no pé é um sintoma que pode ser devido a diversas patologias (ou doenças). A fascite plantar, os joanetes, o esporão do calcâneo, o Neuroma de Morton, a artrite gotosa são alguns exemplos de patologias que provocam dores nos pés, como veremos adiante com maior detalhe.
A deficiência de potássio é apontada como uma das causas da câimbra no pé e em outras partes no corpo. No entanto, a câimbra está mais associada à carência de magnésio e cálcio, uma vez que a carência do potássio tem como sintoma principal a paralisia muscular ou a fraqueza.
Como acabar com a Dor na sola dos Pés. Em caso de dor na sola do pé, recomenda-se fazer uma massagem com óleo morno em todo pé, insistindo nas zonas mais doloridas, que costumam ser o calcanhar e o peito do pé, mas sem pressionar muito para não aumentar a dor e o desconforto.
Existem diversas causas para a dor no calcanhar, desde alterações no formato do pé e na forma de pisar, até ao excesso de peso, esporão no calcâneo, pancadas ou doenças inflamatórias mais graves, como fasciite plantar, bursite ou gota, por exemplo.
Asics Nimbus é um dos melhores calçados para quem tem fascite plantar. Sendo usado não apenas para praticar atividades físicas, mas também para conforto no trabalho caso passe boa parte do tempo em pé.