Os melhores modelos de Carpetes
Se o objetivo é ter um revestimento suave, confortável e bem macio ao pisar, o ideal é optar por carpetes de pelos altos, com fios mais macios. Mas se a ideia é deixar o quarto mais aconchegante e bonito, os carpetes lisos são ótimos e de fácil limpeza.
Para comprar o carpete da cor certa é preciso ter muita atenção, já que o revestimento estará em todo o ambiente. Além disso, a tonalidade deve ser pensada de acordo com o uso do espaço e de forma que se harmonize com as outras cores do local — como as do sofá, paredes e cortinas, por exemplo.
Por ser um elemento versátil, o carpete garante ao espaço uma temperatura agradável, além de proporcionar melhor acústica, redução dos riscos de queda e ainda favorece a saúde, uma vez que possuem tratamento antialérgico e antimicrobial.
Os tapetes de polipropileno são uma boa alternativa a tapetes de lã ou de outras fibras naturais. ... Feitos a partir de polímeros de plástico, os tapetes de polipropileno são tingidos com materiais que evitam que a cores desbotem ou se tornem esbatidas.
Qual o tapete mais fácil de limpar? Confira 5 tipos!
Se precisar de lavar todo o tapete de polipropileno então a melhor opção é fazê-lo no exterior, com recurso a uma mangueira, escova e detergente neutro. Lembre-se no entanto, que este deve secar completamente antes de o voltar a colocar dentro de casa.
Por outro lado, em caso de manchas mais pesadas e encardido, você pode utilizar uma solução caseira misturando vinagre, detergente e bicarbonato de sódio. Passe a mistura na peça e espere por dez minutos após esfregar o local necessário. Após o tempo, enxague e seque a superfície.
Bicarbonato de sódio é outro grande aliado No caso da lavagem de potes plásticos, você deve aplicar um pouco do bicarbonato na mancha, jogar água da torneira e esfregar o local com uma esponja ou escova de dentes. Deixe o produto agir por cerca de 20 minutos no pote e, depois, lave novamente com detergente e enxágue.
Caso se trate de um dos modelos que não podem ser lavados, o melhor é usar um borrifador e evitar esfregar a mancha. Borrife a mistura água e vinagre, deixe agir rapidamente e pressione um papel toalha sobre o tapete. De qualquer forma, evite que manchas sequem nas peças que não podem ser lavadas com água.
Como lavar tapete de tecido
Para fazer a lavagem a seco caseira, misture partes iguais de amido de milho e bicarbonato de sódio. Adicione algumas especiarias ou folhas secas perfumadas, como canela, cravo e lavanda. Misture o conteúdo completamente e polvilhe o pó por todo o tapete.
Caso você derrube alguma bebida ou comida e acabe manchando o tapete, existe uma forma simples de resolver o problema: basta usar um pouco de sabão líquido para roupas com um pano levemente umedecido. Esfregue apenas o local da mancha e repita o procedimento caso necessário.
Primeiramente você vai precisar de água morna, detergente neutro e vinagre branco. Então dilua o detergente em um balde de água morna e acrescente três xícaras de vinagre. Aplique a mistura sobre a parte encardida do tecido e esfregue com delicadeza. Limpe a mistura com um pano úmido e deixe secar.
Bicarbonato e água oxigenada Essa mistura é indicada para quem precisa remover manchas do tapete. Faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água oxigenada e aplique sobre a região das manchas. Espere agir por alguns minutos e retire com um papel ou pano branco e seco.
O vinagre é neutralizante e desinfetante natural, ajudando a matar os germes nas fibras do carpete. Deve ser diluído em água antes da aplicação, na proporção 1:2. Coloque a mistura num borrifador e espalhe por todo o carpete. Deixe secar completamente.
Carpetes e tapetes “Evite passar a vassoura, pois ela apenas levantará o pó”, explica Cristina. Para eliminar manchas, tente esta fórmula doméstica: dissolva uma colher de sopa de detergente neutro e uma colher de sopa de vinagre branco em 1 litro de água morna.
Siga as dicas que preparamos e tenha seu tapete felpudo todos os dias: