Entendendo o que acontece dentro da panela de pressão: A panela é fechada de maneira que o vapor d'água que se forma no seu interior, não se dissipa facilmente para o ambiente. ... O ideal é abaixar o fogo no momento em que a água começa a ferver, diminuindo o consumo de gás e obtendo o mesmo resultado.
Limite o uso da panela a 2/3 do volume interno. Se você enchê-la além dessa medida, a pressão interna poderá aumentar muito, fazendo com que o líquido transborde e entupa a válvula principal (válvula com pino); Somente abra a tampa da panela quando não houver mais pressão interna.
Se não lavarmos direito a válvula com pino, pedaços de comida podem entupi-lo e, então, a válvula de segurança será acionada, impedindo que a panela exploda. A explosão de uma panela de pressão é extremamente violenta, podendo levar a graves ferimentos e até à morte.
Porém, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor. Se houve algum impedimento nesta válvula, outra saída é a válvula adicional, que normalmente é da cor vermelha.
Ao usar uma panela desse tipo, é necessário ficar atento para que o cozimento seja feito no tempo certo e a panela não ultrapasse o tempo limite no fogo, o que poderá gerar uma explosão. Por isso, a panela emite um alerta: a válvula de pressão começa a fazer um chiado, para sinalizar o cozimento do alimento.
Leve ao fogo alto até ferver. Quando o pino começar a chiar e a balançar, abaixe o fogo. Depois que o tempo de cozimento passar, desligue a panela, espere esfriar e sair toda a pressão de dentro naturalmente. NUNCA ABRA A PANELA SEM RETIRAR TODA A PRESSÃO.