A principal função do estoque virtual é manter o estoque atualizado sem a necessidade de monitoramento manual. O sistema de estoque virtual deve ser conectado ao sistema de vendas, alguns sistemas, inclusive, têm as duas soluções integradas, como por exemplo os ERPs.
O estoque físico é a quantidade de produtos que a empresa dispõe fisicamente. Enquanto o estoque disponível é a quantidade de produtos que estão disponíveis para serem vendidos.
Estoque Real – Quantidade de material existente no estoque em determinado momento. Estoque Virtual – Estoque real mais a quantidade de encomendas em andamento. Taxa de Cobertura – Período de tempo por quanto o estoque suportará o consumo.
ESTOQUE EMPENHADO (ALLOCATED STOCK) Materiais que estão em estoque ou sob encomenda, mas foram designados a pedidos de produção específicos no futuro. Esses materiais não estão, portanto, disponíveis para ser usados em outros pedidos.
Para os fins deste levantamento, o termo CONSIGNADO “é definido como um material cirúrgico ou implante emprestado pelo hospital, a uma determinada empresa para um procedimento cirúrgico especifico. O material ou implante deve ser devolvido ao fornecedor após o uso.
A operação de consignação comercial ocorre quando o remetente (consignante) fornece a mercadoria para um terceiro (consignatário), para que a mercadoria seja negociada no mercado com prazo determinado ou não. Se a rede, nesse caso consignatário, não conseguir vender o produto, poderá devolver a mercadoria.
Consignação Mercantil é a operação entre duas empresas em que a primeira, chamada consignante, fornece mercadoria a outra, chamada consignatário, para que seja vendida por ele, com prazo determinado ou não e que o mesmo não pague pela mercadoria, ou receba qualquer vantagem.
Para ser feita a emissão da nota de devolução de um veículo consignado, deverá ser utilizado o CFOP 5919 quando o destinatário for do mesmo estado (nota estadual) ou 6919 quando o destinatário for de outro estado (nota interestadual).
CFOP 1949 Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada. 1949 - Outra entrada de mercadoria ou prestação de serviço não especificada Classificam-se neste código as outras entradas de mercadorias ou prestações de serviços que não tenham sido especificadas nos códigos anteriores.
Se você utiliza o CFOP: 5102 para o estorno colocar 1102. Se você utiliza o CFOP: 5949 para o estorno colocar 1949. Se você utiliza o CFOP: 5405 para o estorno colocar 1403. Se você utiliza o CFOP: 6120 para o estorno colocar 2120.
Veja os sete passos que devem ser seguidos:
CFOP 1202
Primeiramente seleciona a nota fiscal que será estornada e clica em “Emitir Nota Fiscal de Estorno”, abrirá uma tela para informar o CFOP de estorno como também o motivo do estorno. Feito isso, a nova nota fiscal deverá ser enviada para SEFAZ.
Como emitir a NF-e de estorno?
Como contabilizar notas canceladas.
Como é feito o cancelamento de nota fiscal eletrônica fora do prazo
Para realizar o cancelamento, o contribuinte deve entrar em contato com a Sefaz do seu estado e solicitar o cancelamento da NFe. Após análise do processo, a Sefaz efetua a autorização, e um novo prazo para realizar o cancelamento será aberto à empresa.
Mesmo que a sua NFe já tenha sido autorizada pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) do seu estado, você poderá corrigir algumas informações por meio da carta de correção eletrônica (CC-e). O recurso costuma ser utilizado para erros simples, e por isso a correção pode acontecer até 20 vezes.
Caso haja necessidade de efetuar o cancelamento da NFe após o prazo de 480 horas, é necessário fazer processo administrativo no Posto Fiscal. Como o sistema não gera nenhum aviso, orientamos informar todos os responsáveis pela emissão de nota fiscal, para não efetuar o cancelamento da NFe após 24 horas.