Durkheim, acredita que a solidariedade social vem da consciência coletiva somada com a consciência individual, que é constituída por nossos valores, pois é passado de geração em geração como devemos agir, e com isso, vem a "educação do mundo", que nos ensina a nos portar perante a sociedade.
Para ele, a solidariedade mecânica é fundamentada nas tradições, nos hábitos e na moral; características muito presentes em sociedades pré-capitalistas. Já a solidariedade orgânica é baseada na interdependência gerada pela especialização do trabalho no modo de produção capitalista.
Solidariedade orgânica A ampla divisão do trabalho produz formas mais intensas de individualismo, o que faz, por sua vez, a consciência coletiva perder, em parte, sua capacidade agregadora. Segundo Émile Durkheim, a solidariedade orgânica é característica das sociedades modernas e industriais.
Portanto, Durkheim, classificou as sociedades através da solidariedade, que possui dois tipos: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica. A solidariedade mecânica em uma sociedade vai além da soma dos indivíduos (suas consciências individuais), ela se constitui na consciência coletiva.
Solidariedade Social A solidariedade segundo Durkheim é oriunda de dois tipos de consiência: a consciência coletiva (ou comum) e consciência individual.
Resposta. Resposta: Na presença dessa divisão de papéis que cada indivíduo exerce que é característica da sociedade moderna, um novo tipo de vínculo social se estabelece entre indivíduos: a solidariedade orgânica.
Solidariedade mecânica Em De la Division du Travail Social, Durkheim esclarece que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social, está baseada num grau de consenso entre os indivíduos e que ele designa de solidariedade. De acordo com o autor, há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
Para Durkheim (1858-1917) , os princípios da divisão do trabalho são mais morais do que econômicos. ... Além disso, Émile afirmou que quanto maior e mais complexa for uma sociedade, maior será a divisão social do trabalho presente na mesma. Para ele, é o crescimento populacional o responsável pela divisão do trabalho.
Resposta. A Solidariedade orgânica acontece devido aos laços de interdependência econômica e profissional, já a solidariedade mecânica ocorre devido a laços afetivos que mantem pessoas unidas na sociedade simples.
"Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser... Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva...