Quando a extremidade distal, livre do corpo humano, se movimenta este movimento é denominado cadeia cinemática aberta. ... Os mesmos músculos contraem-se, através das mesmas articulações, para produzirem movimentos de cadeia fechada, quando as extremidades distais estão estáticas.
Movimentos em cadeia cinética fechada são aqueles nos quais as extremidades do corpo encontram resistência ou estão fixas. Eu sei que sempre menciono esse exercício, mas ele realmente é um bom exemplo: o agachamento. Ao agachar, os membros inferiores encontram resistência do solo.
Uma análise cinemática envolve a descrição do movimento para determinar qual a rapidez com que um objeto está se movendo, qual a altura e a distância que ele atinge. A análise cinética é a área de estudo que examina as forças que agem sobre um sistema, como o corpo humano ou qualquer objeto.
Contextualização: A análise cinemática é um método de avaliação quantitativa empregada em diferentes áreas de estudo. Na área do desenvolvimento motor, essa análise pode proporcionar uma melhor compreensão da aquisição e do desenvolvimento das habilidades motoras.
Em meio à infinidade de fenômenos físicos, existem quatro interações fundamentais envolvidas. Essas interações são forças, sendo elas: força gravitacional, força eletromagnética, força nuclear forte e força nuclear fraca. A atração mútua entre corpos em razão de suas massas é denominada força gravitacional.
Assim, em exercícios de cinemática, os conceitos mais comuns são velocidade, deslocamento e aceleração. Já em exercícios de dinâmica, força, massa e aceleração são os elementos que se destacam.
Os fatores morfológicos que influenciam na produção da força muscular são: o tipo de fibra muscular, as características da arquitetura do músculo como a área de secção transversa (anatômica e fisiológica), o comprimento da fibra, o ângulo de penação, além das propriedades dos tendões (SPECTOR et al., 1980; WIDRIEK et ...
FATORES MECÂNICOS QUE AFETAM A FORÇA MUSCULAR A magnitude da força gerada por um músculo está relacionada, entre outras coisas, com sua velocidade de encurtamento, com seu comprimento e com seu ângulo de inserção.
Os componentes elásticos são os que, submetidos ao alongamento, retornam a sua forma original após o relaxamento da musculatura. São os miofilamentos, que representam os elementos contráteis fundamentais, e o tecido conjuntivo que é disposto tanto em séries, como em paralelo com as fibras musculares.
Para que uma contração muscular ocorra, é necessário que os filamentos de actina e miosina deslizem uns sobre os outros. Isso significa que, durante a contração, o comprimento dos miofilamentos não se altera, entretanto, o comprimento do sarcômero diminui e, consequentemente, toda a fibra.