O moquém (do tupi antigo moka'ẽ) ou moqueteiro é uma grelha de madeira usada para defumar carne ou peixe.
A técnica de moquear carnes baseia-se no preparo da carne em uma estrutura de madeira ou de bambu, como uma grelha, onde o calor da fogueira cozinha e defuma os alimentos. Essa técnica é utilizada para a conservação das caças e dos peixes, para evitar que a carne, que é um alimento bastante perecível, estrague.
estragar. O ato de moquear é muito usado pelos indígenas.
A base da alimentação indígena é reforçada pela mandioca, macaxeira ou aipim, pelo milho, por carne de caças e peixes, por raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas, coco e folhas verdes. Dos produtos da natureza, os índios também procuram extrair óleos, bebidas e farinhas.
Entre as diferentes populações indígenas, a roça é uma atividade praticada por homens e mulheres. ... As outras atividades da roça são realizadas pelas mulheres. Quando caem as primeiras chuvas, elas plantam espécies como milho, feijão, mandioca, batata, amendoim, cará etc.
Os ingredientes da alimentação básica dos índios era a macaxeira (mandioca, ou aipim), milho, raízes, algumas folhas e frutos de palmeiras como: palmito, cocos, carnes de caças, peixes, castanhas e frutos silvestres. Outro ponto importante: a caça era uma das principais fontes de alimento para o indígena.
-Os índios têm um jeito bem característico de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares, estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia. O visual do índio sempre tem um sentido dentro do contexto da cultura indígena.
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo.
Os índios vivem em grupos chamados tribos. Cada tribo tem um chefe guerreiro, chamado cacique, e um chefe religioso, chamado pajé.
O chefe da Umbanda também é conhecido como “pai de santo, babalorixá ou babalaô”. O líder religioso tanto no Candomblé como na Umbanda tem a missão de transmitir oralmente, de geração a geração, suas crenças.
Duas figuras importantes na organização das tribos são o pajé e o cacique. O pajé é o sacerdote da tribo, pois conhece todos os rituais e recebe as mensagens dos deuses. Ele também é o curandeiro, pois conhece todos os chás e ervas para curar doenças.
pajé também possui a função de curandeiro dentro da tribo, pois conhece diversos rituais e também o poder de cura de ervas e plantas. Possui também a função de líder espiritual da tribo. ... Os indígenas acreditam que o pajé possui a capacidade de entrar em contato direto com os deuses.