Promover tem o significado de dar impulso a; fomentar; originar; gerar( Ferreira, 1986). As ações preventivas definem-se com intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo sua incidência e prevalência nas populações.
De forma geral, a prevenção se faz em três níveis: A prevenção primária, que é tudo que fazemos no intuito de remover causas e fatores de risco de um problema de saúde antes que a doença ocorra. Inclui a promoção da saúde e a proteção específica contra certas doenças (ex.: imunização, exercícios físicos).
A prevenção de doenças, com cuidados diários, é o que nos permite ter e manter nossa qualidade de vida. Entre as atividades capazes de afastar problemas de saúde estão a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada e as visitas periódicas ao médico.
Para isso deve-se conhecer as condições de saúde do idoso, estimular uma boa alimentação e hidratação, indagar sobre suas condições de saúde, interesses etc. O uso de álcool, tabaco e sexualidade também devem ser conversados com os idosos para uma melhor adequação dos tratamentos e orientações.
Dicas simples que podem prevenir doenças degenerativas
As causas do surgimento de doenças degenerativas são relacionadas com aspectos genéticos, fatores ambientais, má alimentação e sedentarismo. Atualmente, não há cura e nem tratamento específico para essas doenças. O uso de medicamentos alivia os sintomas da doença e proporciona melhores condições de vida aos doentes.
3 dicas de prevenção para doenças neurológicas
Por isso, especialistas recomendam alguns cuidados que devem ser mantidos todos os dias, tais como: não ingerir bebidas alcoólicas e não consumir cigarros, fazer exercícios regularmente, ter uma alimentação balanceada, manter o peso adequado, dormir bem e beber muita água ao longo do dia.
Alimentos com magnésio - como frutas secas, leguminosas, cereais, batata e abóbora - também são recomendados para evitar o desenvolvimento de doenças no sistema nervoso central. Colesterol alto e hipertensão estão entre os problemas que podem aparecer devido a uma deficiência do mineral no organismo.
Como fortalecer o sistema nervoso?
Dicas para garantir o bom funcionamento do cérebro: Diminua bastante ou abandone o álcool. Tome cuidado com a poluição. Reduza o consumo de alimentos processados e de açúcar. Cuidado com irritação e estresse.
Os 10 alimentos que melhoram a memória
Lista de doenças neurológicas degenerativas
Euforia, excitação, relaxamento e alteração da percepção da realidade são apenas alguns dos efeitos das drogas que fazem com que um indivíduo recorra a elas com mais urgência a cada novo uso.