Quando a pessoa carrega valores internos, é capaz de empreender atividades que busquem se aproximar de seus sonhos. Avaliar as novas situações, respeitando as mudanças e resultados que surjam, diferentemente do que antevia. Compreender o valor do tempo e saber esperar quando assim se faz necessário.
Os valores religiosos compreendem as crenças dos individuos, as quais estão estabelecidas de forma pessoal e individidual, conforme os valores e a consciência moral de cada um.
Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
Valor (do latim valore) é uma relação entre as necessidades do indivíduo (respirar, comer, viver, posse, reproduzir, prazer, domínio, relacionar, comparar) e a capacidade das coisas e de seus derivados, objetos ou serviços, satisfazerem o pensamento racional do indivíduo.
O VALOR DA FILOSOFIA, É UMA RELAÇÃO ENTRE AS NECESSIDADES DO INDIVÍDUO. Explicação: EX: COMER, RESPIRAR, VIVER, RELACIONAR, POSSE, REPRODUZIR, COMPARAR, DOMÍNIO, E PRAZER . ALÉM DOS OBJETOS OU SERVIÇOS, SATISFAZEREM O PENSAMENTO RACIONAL DO INDIVÍDUO.