A primeira lei de Mendel, também chamada de Princípio da Segregação dos Caracteres ou Lei da Segregação, diz que cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas.
Segregação independente de 3 pares de alelos Isso indica que os genes para as 3 características consideradas segregam-se independentemente nos indivíduos F1, originando 8 tipos de gametas. ... A segregação independente desses três pares de alelos, nas plantas da geração F1, leva à formação de 8 tipos de gametas.
A base física da lei da segregação independente reside na meiose I da formação dos gametas, quando pares homólogos pareiam em orientações ao acaso no meio da célula enquanto se preparam para separar. ... Pares homólogos de cromossomos alinham-se na placa metafásica durante a metáfase I da meiose.
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.
A segregação independente relaciona todas as possibilidades de separação dos cromossomos existentes. Por exemplo: em uma célula com três pares de cromossomos homólogos, há seis cromossomos ao todo, três de origem paterna (vindos do espermatozóide) e três de origem materna (contidos no óvulo).
Note que, durante a meiose, os homólogos se alinham em metáfase e sua separação ocorre ao acaso, em duas possibilidades igualmente viáveis. ... A segregação independente dos homólogos e, consequentemente, dos fatores (genes) que carregam, resulta nos genótipos AB, ab, Ab e aB.
O Princípio da segregação independente ou 2ª lei de Mendel é consequência da separação dos cromossomos durante a anáfase da primeira divisão da meiose. Ao final da meiose teremos a formação de dois tipos de células: 2 células Ab e duas aB.
Os gametas desse indivíduo, no entanto, possuem apenas um cromossomo de cada um dos pares. Essa redução no número de cromossomos ocorre porque as células que dão origem aos gametas sofrem meiose, um tipo de divisão celular em que, numa das etapas, ocorre a separação (segregação) dos cromossomos homólogos.
A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Fatores determina que cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas. ... O monge Gregor Mendel realizou seus estudos com objetivo de compreender como as diferentes características eram transmitidas de uma geração para outra.
Experimentos de Mendel A metodologia de Mendel consistiu em realizar cruzamentos entre diversas linhagens de ervilhas consideradas "puras". ... As características observadas por Mendel foram sete: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.
Os resultados de Mendel podem ser explicados com as seguintes hipóteses: ... Durante a formação dos gametas, os fatores aparecem em dose simples, ou seja, cada gameta possui apenas um fator (na experiência de Mendel, por exemplo, o gameta possui ou o fator amarelo ou o fator para verde).
Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura. Como resultado, a 2ª Lei de Mendel pode ser enunciada da seguinte maneira: “Os fatores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso”.
Hoje sabemos que os fatores a que Mendel se referiu são os genes (do grego genos, originar, provir), e que realmente estão localizados nos cromossomos, como Sutton havia proposto. As diferentes formas sob as quais um gene pode se apresentar são denominadas alelos.
De acordo com Mendel, as características hereditárias são condicionadas por pares de fatores hereditários. Hoje em dia, tais fatores são conhecidos como genes. As plantas puras são portadoras de apenas um tipo de fator (VV ou vv). As plantas híbridas são portadoras de um fator dominante e de um recessivo (Vv).
Mendel realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. Ele resolveu utilizar as ervilhas porque elas realizam autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente e produzem um grande número de descendentes.
Mendel estudou a herança de sete características diferentes em ervilhas, incluindo altura, cor da flor, cor da semente e formato da semente.
E as ervilhas produzem uma farta descendência. Cada pé de ervilha produz diversas semente e isso era importante porque ele precisava de uma amostra grande pra ter base estatística. E principalmente porque as ervilhas apresentam uma série de características, e essas características são muito bem definidas.
O cientista Gregor Mendel foi importante pelas descobertas em relação as leis da genética, das quais ele postulou duas leis, a lei da segregação dos fatores e a lei da segregação independente, que revolucionou a ciência e toda a biologia.
"A genética médica tem uma aplicação muito grande na prevenção, diagnóstico, e tratamento das doenças hereditárias, ou seja, aquelas que se transmitem dentro de uma família, com forte componente genético. È muito importante nas doenças hereditárias, principalmente nas patologias congênitas.
A Genética é muito importante no mundo em que nós vivemos. É um estudo bem aprofundado sobre a evolução dos seres humanos, dos genes. Embora ela seja complexa para os que a estudam, é uma área bem interessante, pois conseguimos saber mais sobre os acontecimentos que ocorrem dentro de nosso corpo.
A Genética do Comportamento, conforme descrita por Lima (1997), busca identificar comportamentos particulares associados a determinados códigos genéticos; é um subsídio para os profissionais da saúde (incluindo-se o Psicólogo) com dados técnicos (e clínicos) que facilitam o processo de aconselhamento psicológico dos ...
Embora diagnóstico e tratamento sejam especialidades médicas, o enfermeiro pode atuar na consulta genética desempenhando, através de conhecimento e preparo, um papel de suma importância no acompanhamento sistemático das famílias, fornecendo informações e orientações que podem ajudar a minimizar as seqüelas e ...
Quanto ganha um geneticista? O salário inicial de um geneticista varia entre R$ 11.
O aconselhamento genético deve ser feito com médicos geneticistas. É possível localizar os especialistas através do site da Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM). E para realização dos seus exames genéticos, conte com a GeneOne. A GeneOne é o laboratório de genômica especializado em medicina de precisão.
Como parte dessa reflexão ética, alguns compromissos foram assumidos como pano de fundo para a prática do aconselhamento genético. São eles: a neutralidade moral do aconselhador; a não-diretividade do aconselhamento; a privacidade e confidencialidade da informação genética.
A consulta com médico geneticista envolve, como qualquer outra especialidade, desde o ouvir o paciente, o exame físico completo e a solicitação de testes genéticos específicos para cada caso.