2. Chuva orográfica ou chuva de relevo. Também conhecida como chuva de relevo, acontece quando as nuvens encontram obstáculos, como serras e montanhas. Uma massa de ar úmido vinda do oceano, ao encontrar uma elevação de terra, é forçada a subir grandes altitudes.
Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação.
As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.
Nas tempestades com trovoadas e raios, formam-se nuvens espessas, há chuva forte ou de granizo, raios, trovões e ventos fortes. Essas tempestades acontecem quando o ar quente e úmido sobe rapidamente para as áreas mais frias da atmosfera. Em seguida, o ar esfria, e formam-se as nuvens e a chuva.
Nuvem é um conjunto visível de partículas minúsculas de água líquida ou de gelo, ou de ambas ao mesmo tempo, em suspensão na atmosfera. Este conjunto pode também conter partículas de água líquida ou de gelo em maiores dimensões, e partículas procedentes, por exemplo, de vapores industriais, de fumaças ou de poeiras.
Etapa 1: verificar sua conta