Os pilares da teoria de aprendizagem de Vygotsky são:
oram várias as contribuições de Vygotsky relativas às teorias do desenvolvimento e aprendizagem. Dentre essas, merece destaque o que o próprio estudioso denominou de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). ... III- Este conceito em nada se destaca no que condiz à evolução do ser humano no seu processo de aprendizagem.
Vygotsky atribuiu muita importância ao papel do professor como impulsionador do desenvolvimento psíquico das crianças. A idéia de um maior desenvolvimento conforme um maior aprendizado não quer dizer, porém, que se deve apresentar uma quantidade enciclopédica de conteúdos aos alunos.
É de extrema importância que o professor interfira na zona de desenvolvimento proximal de seus alunos. Esta interferência provoca avanços na aprendizagem, pois sabemos que espontaneamente permaneceriam inexplorados.
É de extrema importância estar sintonizado com os clientes, assim a empresa ou o profissional alcançarão melhores resultados e maior lucratividade. Sintonizar-se é entrosar-se, harmonizar-se com quem expressa um desejo, ideia, informação ou necessidade.
Quando analisamos a prática pedagógica de qualquer professor, vemos que, por trás de suas ações, há sempre um conjunto de ideias que as orienta. ... qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, do processo de aprendizagem, isto é, dos caminhos pelos quais a aprendizagem acontece.
In O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. ... qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, do processo de aprendizagem, isto é, dos caminhos pelos quais a aprendizagem acontece; qual a concepção que o professor tem, e que se expressa em seus atos, de como deve ser o ensino.
Ela provou que o conhecimento é construído. Sabendo disso, o professor deve observar os trabalhos de seus alunos e entender em que momento do processo cada um está. Só assim será possível oferecer o ensinamento correto. A alfabetização tradicional não leva em conta o conhecimento que cada criança domina.
Ou seja, não existe um processo único de 'ensino-aprendizagem', como muitas vezes se diz, mas dois processos distintos: o de aprendizagem, desenvolvido pelo aluno, e o de ensino, pelo professor.
"O professor tem de entender que não é culpa dele se um aluno não aprende. Mas é sua responsabilidade profissional, assim como tratar de um doente é responsabilidade de um médico", resume.
Alguns alunos aprendem melhor com estímulos visuais multimídia, outros escutando exemplos e histórias. É preciso ajustar as formas de ensino para que todos sejam contemplados – tendo isso em mente, o professor já consegue desenvolver atividades mais variadas, tanto no método como no nível de dificuldade.
O processo de ensino e aprendizagem é definido como um sistema de trocas de informações entre docentes e alunos, que deve ser pautado na objetividade daquilo que há necessidade que o aluno aprenda.
Quando o aluno aprende utilizando diferentes recursos e metodologias inovadoras, ele apresenta-se mais feliz, motivado e interessado nos estudos. ... ( ) Os softwares deveriam ser construídos pelos próprios professores que conhecem os alunos e entendem de educação.
O processo de aprendizagem começa na infância, desde os primeiros dias do bebê, e impacta toda a sua vida. Nesse momento, o processo de aprendizagem acontece em função das interações da criança com o novo ambiente, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação e do estudo.