Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis.
Do epidídimo parte o canal deferente que transporta os espermatozóides até à vesícula seminal, um armazém de espermatozóides maduros que produz um líquido viscoso que nutre e protege os espermatozóides. ... O trajeto final do sémen é feito ao longo da uretra.
O epidídimo é formado por um grupo de túbulos seminíferos e se encontra na parte superior do testículo e se ligam ao canal deferente, que e formado por músculos lisos que se contraem durante a ejaculação, conduzindo os espermatozóides pelo ducto deferente.
As glândulas acessórias são órgãos túbulo-alveolares cuja secreção desemboca na uretra misturando-se com os espermatozóides no momento da ejaculação, para formar o sêmen e fornecer o fluído necessário para o transporte e a nutrição dos espermatozóides.
A contração do músculo dartos dá ao escroto sua aparência enrugada. É importante ressaltar que o escroto permite que os testículos fiquem posicionados fora do corpo. A principal função do escroto é manter uma temperatura adequada para os testículos produzirem espermatozoides.
O dartos é uma camada de musculatura lisa, que nos homens é denominada tunica dartos, localizada por baixo da pele do escroto. Nas mulheres, esta musculatura está menos desenvolvida e tem a denomição de dartos mulierbris, ficando por baixo da pele dos grandes lábios.
A túnica albugínea é uma cápsula de tecido conjuntivo denso não modelado. Ela se espessa na borda posterior dos testículos, formando o mediastino testicular, de onde partem septos fibrosos para o interior do órgão, levando vasos e nervos e dividindo-o em lóbulos, onde são alojados os túbulos seminíferos.
A função do escroto é manter a uma temperatura inferior à do resto do corpo (34,4 ºC). O calor excessivo destrói os espermatozoides. Tendo como uma de suas camadas um músculo, o escroto contrai-se e distende-se, conforme seja necessário aumentar ou reduzir, respectivamente, temperatura no seu interior.
[Brasil, Calão] Que ou quem é imoral, mesquinho ou desonesto (ex.: comentário escroto). 3. [Brasil, Calão] Que é de má qualidade (ex.: que revista escrota!).
Significado de Escroto substantivo masculino [Anatomia] Saco musculocutâneo em que estão contidos os testículos e os epidídimos. [Pejorativo] Pessoa desonesta; mau caráter, sem moral.
Isso acontece especialmente porque cada testículo está ligado à região abdominal através de um músculo conhecido como cremaster. Esse músculo pode contrair involuntariamente várias vezes durante o dia, quer seja estimulado para isso ou não, fazendo com que os testículos subam.
Durante a realização do autoexame, o homem ficar atento a alterações nos testículos como:
Escroto: O músculo cremaster, que é comandado pelos nervos simpáticos lombares e faz parte do cordão espermático, responde às mudanças na temperatura ambiental, controlando, desta maneira, a posição dos testículos em relação ao corpo em função da temperatura ambiente, fenômeno conhecido como reflexo cremastérico.
No interior dessa bolsa encontramos as gônadas masculinas, mais conhecidas como testículos. ... A bolsa escrotal, além de proteger os testículos, tem a função de manter a temperatura deles em torno de um grau abaixo da temperatura corporal, fundamental para que ocorra a produção dos espermatozoides.
Assim, quando o corpo está muito quente, o saco escrotal tende a ficar mais afastado, baixando a temperatura dos espermatozóides.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
Relação Sexual. A produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias, sendo que a fase final, da multiplicação, pode levar até 72 horas.
Isso ocorre por causa da diferença entre os cordões que sustentam os testículos. Os dois são formados por vasos sanguíneos, nervos e músculo, mas o cordão do lado esquerdo é mais baixo que o direito. Não se assuste também ao perceber que em determinadas situações os testículos se encolhem ou se “soltam”.
Em situações normais, os testículos ficam alojados na bolsa escrotal, com um tamanho que pode variar de 3,5 a 5 cm de comprimento, e um volume aproximado de 30 ml.