Calendário - Bebê
TRÍPLICE DPT Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.
Através da vacinação, as crianças podem desenvolver imunidade sem sofrer as doenças reais que as vacinas impedem. Você sabia que: Os bebês recém-nascidos são imunes a muitas doenças, porque eles têm anticorpos que receberam de suas mães. No entanto, essa imunidade desaparece durante o primeiro ano de vida.
A vacinação como forma de prevenir doenças infecciosas é especialmente importante para o bebê porque o seu sistema imunológico é ainda imaturo. A partir da vacinação, suas células passam a produzir os anticorpos, que vão protegê-lo contra inúmeras doenças causadas por vírus ou bactérias.
A vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças. Ela protege o corpo humano contra os vírus e bactérias que provocam vários tipos de doenças graves, que podem afetar seriamente a saúde das pessoas e inclusive levá-las à morte.
As vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde, em todas as idades. Doenças altamente contagiosas e bastante comuns no passado – como a Difteria, o Tétano, a Paralisia Infantil, o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola – praticamente já não existem mais no Brasil.
Contraindicações da Vacina Tetravalente Viral Não devem tomar a vacina: gestantes; quem possui comprometimento da imunidade por doença ou medicação; histórico de anafilaxia depois de dose anterior da vacina ou a algum componente.
Maiores de 9 anos, adolescentes, adultos e idosos: dose única anual. Menores de 3 anos a dose é de 0,25 ml e para os maiores é de 0,5 ml. Contraindicações: Pessoas com alergia grave (anafilaxia), a algum componente da vacina ou a dose anterior.
As reações mais comuns à vacina da gripe normalmente surgem pouco tempo após a aplicação da vacina e incluem dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção, além de febre, dor muscular e dor de cabeça.