EQST

Quem Foi Gil Vicente Cite Suas Principais Obras Literrias?

Quem foi Gil Vicente Cite suas principais obras literárias?

Gil Vicente foi um poeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de Inês Pereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).

Quantas peças Gil Vicente escreveu?

Gil Vicente escreveu mais de quarenta peças, algumas em espanhol e muitas em português, onde criticou de forma impiedosa toda a sociedade de seu tempo. O valor do teatro vicentino reside na sátira, muitas vezes agressiva, contrabalançada pelo pensamento cristão.

Que elemento O autor Gil Vicente valorizava em seu trabalho?

O dramaturgo Gil Vicente pertence ao Humanismo, movimento que incentiva a valorização do ser humano. o Estilo dele era produzir textos do gênero dramático, textos que deveriam ser representados. Suas peças passam a ser representadas em um palco, novidade no teatro português.

Qual a intenção de Gil Vicente ao escrever as peças?

A intenção de Gil Vicente era escrever uma peça que tivesse como tema o ditado popular “mais quero um asno que me carregue a um cavalo que me derrube”. A peça não está dividida em atos, mas está estruturada em quatro partes principais.

Qual a proposta do teatro vicentino?

O teatro vicentino tem como característica principal a sátira (de fundo moralista). ... Apesar de sua extrema religiosidade o alvo das sátiras de Gil era o clérigo que se entregava enlouquecidamente aos amores proibidos, a venda de indulgências, à depravação dos costumes, ao misticismo e ao mundanismo.

O que uma farsa?

Farsa é um gênero teatral cômico que surgiu na Grécia Antiga e atingiu seu auge em meados do século XIV quando se espalhou pela Europa. De poucas personagens e geralmente breve, a farsa é caracterizada por satirizar as situações da vida cotidiana, através de personagens caricatas e extremamente exageradas.

Quais são as características de um texto dramático escrito?

Características do gênero dramático Texto em forma de diálogos; Dividido em atos e cenas; Presença das rubricas — descrições do espaço e/ou da situação antes de cada ato; Sequência da ação dramática geralmente constituída de exposição, conflito, complicação, clímax, desfecho.

Como se faz um texto dramático?

O texto dramático pode ser escrito em prosa ou em verso. A história (ação) é apresentada em discurso direto, isto é, apresentada pelas personagens, situando-se, tal como no texto narrativo, num determinado tempo e espaço.

Como iniciar um texto dramático?

Estrutura dos Textos Teatrais

  1. Introdução (ou apresentação): foco na apresentação das personagens, espaço, tempo e do tema.
  2. Complicação (ou conflito): determina as peripécias da peça teatral.
  3. Clímax: momento de maior tensão do drama.
  4. Desfecho: desenlace da ação dramática.

Como começa um texto dramático?

Quanto à estrutura interna do texto, temos a situação inicial, o conflito e o desenlace.

  1. - Situação inicial: é a apresentação dos personagens e da intriga a ser desenvolvida;
  2. - Conflito: é o desenvolvimento da ação ou interação discursiva por meio de uma sequência de atos até se chegar ao ponto culminante do conflito.

O que é um texto dramático *?

O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado.