O objetivo principal do 6 sigma é eliminar defeitos e não conformidades, uma vez que o foco principal é a aprovação e a satisfação do cliente.
O que é o Seis Sigma Trata-se, portanto, de uma ferramenta que busca o defeito zero. O principal foco da metodologia é a satisfação do cliente por meio da redução de defeitos nos processos e um ótimo desempenho da organização.
Como digitar um caractere Sigma. Abra um programa que oferece suporte a Unicode , como o Microsoft Word. Digite o sigma maiúscula , digitando " 03A3 " e pressionando "Alt" + " X " em seu teclado. Digite" 03c3 "plus" Alt "+" X "para criar o sigma minúscula.
O termo Sigma mede a capacidade do processo em trabalhar livre de falhas. Quando falamos em 6 Sigma, significa redução da variação no resultado entregue aos clientes para uma taxa de 3,4 falhas por milhão, 6% de perfeição”. ... A métrica Sigma avalia o número de defeitos por milhão de oportunidades (DPMO).
2-Estime o ppm/DPMO do seu processo O segundo passo para calcular o Nível Sigma é calcular a média e o desvio padrão do processo (para variáveis) ou o Número de Defeitos por um Milhão de Oportunidades-DPMO para atributos, que irá expressar o número de itens fora de especificação em um milhão de itens produzidos.
Os 4 passos para se chegar ao nível Sigma!
Os defeitos por milhão de oportunidades (DPMO) é o número de defeitos em uma amostra divididos pelo número total de oportunidades defeituosas multiplicado por 1 milhão.
Por que as fórmulas dos índices de capabilidade se dividem em 3? Ao calcular Cp, você divide o intervalo de especificações em seis sigma. Este é mais e menos três sigmas em cada lado da média do processo, que incluiria cerca de 99,7% da distribuição da saída se o processo for normal.
Defeitos por milhão de oportunidades, ou DPMO: A medida DPO pode ser traduzida para defeitos em um milhão de oportunidades (ou "partes por milhão", PPM). É igual a DPO x 1 000 000 (veja a tabela). A partir destas medidas pode-se calcular a capacidade de cada processo. Bom trabalho e até o próximo mês.
O cálculo matemático em ppm é feito com a seguinte fórmula:
As PPM indicam o número de peças de não-conformidade em seu processo, expresso em partes por milhão. Por exemplo,um gerente de um restaurante fast food observa que 20 entre 1000 clientes esperaram mais de 3 minutos pelo serviço. Portanto, PPM = (20/1000) * 1000000 = 20000.
Um exemplo é:
Sabe-se que: 1 litro (L) = 1.
Coloca-se 1 mL (100 ppm) para 1L de água para sanitização de equipamentos e utensílios e 2 mL (200 ppm) do produto para 1 L de água potável para pisos e paredes. Para maiores quantidades de água clorada, é só fazer a proporção correta.
No nosso meio, utilizaremos o ppm para determinar a quantidade de cloro presenta na água da piscina, para determinar o pH da piscina, para determinar a alcalinidade da piscina e mais algumas outras coisas importantes. ... 3 ppm significa que são 3 partes de cloro para cada 1 milhão de partes de água.