Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. ... A proposta dos padres jesuítas para a divulgação do cristianismo era baseada no ensino da catequese.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
As expedições guarda-costas foram duas expedições comandadas por Cristóvão Jacques sob mando da Coroa Portuguesa, que ocorreram em 1516 e 1526. O objetivo dessas expedições era combater o contrabando nas terras recém-descobertas, além da ameaça da ocupação francesa no território brasileiro.
Os objetivos da segunda expedição foram: Primeiro: Enviar seis navios anualmente no Brasil para explorar até trezentas léguas do seu litoral. Segundo: Construir feitorias destinadas a proteção do litoral,mantendo-as até o prazo de três anos.
Bandeirantes é a denominação dada aos sertanistas do período colonial, que, a partir do início do século XVI, penetraram no interior da América do Sul em busca de riquezas minerais, sobretudo o ouro e a prata, abundantes na América espanhola, indígenas para escravização ou extermínio de quilombos.