ligações intramoleculares: - ocorrem entre os átomos para formar “moléculas”; - responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos; - são elas: iônica, covalente e metálica.
As ligações intramoleculares são ligações que ocorrem entre os átomos pertencentes a uma molécula (ligações químicas) e envolvem a "transferência" ou compartilhamento de elétrons. ... Quando ocorre o compartilhamento de elétrons, formam-se as ligações covalente.
Tipos de forças intramoleculares Distinguidas pelos tipos de átomos constituintes e comportamento dos elétrons, existem três tipos principais de forças intramoleculares: as ligações iônicas, as covalentes e as metálicas.
Força intramolecular é a que ocorre dentro da molécula, ou seja, são as ligações químicas , tipo covalente, entre os átomos. Força intermolecular ocorre entre as moléculas, por exemplo entre um átomo de H (pólo positivo) de uma molécula de água e o oxigênio (pólo negativo) da outra molécula de água.
Dipolo de uma molécula é um dipolo elétrico com um campo eléctrico inerente decorrente de uma diferença de eletronegatividade. ... É necessário levar em consideração a geometria molecular para a soma vetorial. Moléculas com polos identificáveis possuem o momento dipolo não nulo e, por isso, são moléculas polares.
As forças de Van der Waals são forças de atração que atuam entre moléculas, átomos ou iões. ... Relativamente às forças dipolo-dipolo, estas ocorrem quando duas moléculas polares se atraem eletrostaticamente.
As três forças intermoleculares existentes são: força de dipolo permanente, força de dipolo induzido e ligação de hidrogênio. No nosso cotidiano, vemos várias substâncias com diversas propriedades diferentes, tais como, os estados físicos, os pontos de fusão e de ebulição, a solubilidade e assim por diante.
Existem diferentes tipos de força na natureza, tais como a força gravitacional, força elétrica, força magnética, força nuclear forte e fraca, força de atrito, força de empuxo etc. As forças são grandezas vetoriais que, portanto, precisam ser definidas de acordo com seu módulo, direção e sentido.
Dipolo-dipolo: ocorre entre moléculas polares. As moléculas interagem de forma que o polo negativo de uma se une ao polo positivo da outra. Pontes de hidrogênio: a molécula deve apresentar átomos de hidrogênio ligados a elementos muito eletronegativos, como o flúor, oxigênio e o nitrogênio.