Por outro lado, existem os sinais arbitrários, cuja particularidade está no fato de não manter nenhuma relação com seu referente ou nenhuma semelhança com o dado da realidade que esses sinais representam.
Sinais Icônicos: Uma foto é icônica porque reproduz a imagem do referente, isto é, a pessoa ou coisa fotografada. Assim também são alguns sinais das LIBRAS, gestos que fazem alusão à imagem do seu significado. Isso não significa que os sinais icônicos são iguais em todas as línguas.
São exemplos de sinais icônicos na Libras:
Por definição, orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta na produção do sinal. Ferreira Brito (1995, p. 41) enumera seis tipos de orientações da palma da mão na LIBRAS : para cima, para baixo, para o corpo, para a frente, para a direita ou para a esquerda.
A configuração de mãos compõe as diversas formas apresentadas para executar cada sinal ou expressão da LIBRAS. Em outras palavras, são os formatos que as mãos tomam durante a sinalização.
Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Com relação a um desses parâmetros, ou seja, à “configuração de Mãos” é CORRETO afirmar: ... Os sinais APRENDER e LARANJA têm a mesma configuração de mão.
Pergunta 2 Sobre os parâmetros da Libras: “É o deslocamento em direção à orientação da palma da mão. É o único parâmetro que se diferencia dos demais, porque poucos sinais têm a mesma forma, o mesmo local de articulação e movimento. Assim, variam somente na orientação da mão”.
2.
Pergunta 5 0,2 em 0,2 pontos Observe a figura a seguir: O que estes sinais têm em comum? Resposta Selecionada: c. Possuem a mesma configuração mão e são articulados em locais diferentes, mudando assim, seu significado.
"São configurações de mãos que, relacionadas a coisa, pessoa ou animal, funcionam como marcadores de concordância". O trecho entre aspas refere-se ao recurso de expressão em LIBRAS conhecido por: a. expressões corporofaciais.
2. 3) Quais são as unidades mínimas que cumprem a B) configuração de função de distinguir significado entre os sinais? mão, localização, a) metáfora, comparação, metonímia, sinônimo.
Fonema é a unidade mínima sem significado de uma determinada língua. Um fonema pode ter alofones, ou seja, realizações variadas de um mesmo fonema. No português, em alguns contextos lingüísticos o /t/ pode ser produzido como /tch/ em algumas regiões do Brasil, mas isso não implica em mudança de significado.