A Lei de Cotas para o Ensino Superior ou Lei Nº 2.
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou um projeto para alterar a revisão da Lei de Cotas, que garante a reserva de vagas para negros, indígenas, pessoas com deficiência, alunos de baixa renda e estudantes de escolas públicas em universidades públicas e institutos federais (PL 4.
A consolidação das cotas aconteceu principalmente com a lei nº 12.
Lei de Cotas é o nome popular da Lei Esta Lei garante 50% das vagas nas Universidades Federais e nos Institutos Federais de Educação para alunos que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas municipais, federais ou estaduais.
Existem três tipos de cotas no Sisu, são elas:
O candidato pardo no Sisu deve fazer uma autodeclaração para justificar a sua inscrição pela lei de cotas. Nesse documento, ele declara que possui aspectos fenotípicos condizentes com as cotas raciais.
Modalidades de inscrição: ampla concorrência, cotas ou ações afirmativas. Ao selecionar um curso no Sisu, você encontra três modalidades de concorrência: ampla concorrência, lei de cotas e ação afirmativa: Vagas para a ampla concorrência contemplam qualquer um que tenha feito o Enem.
Quantas opções de curso posso escolher? O candidato escolhe até duas opções de curso, sendo que é possível alterar suas opções enquanto durar o período de inscrição. Recentemente, o Sisu disponibilizou em seu site o número de vagas oferecidas em cada uma das instituições participantes do seletivo.
O novo prazo para a matrícula dos candidatos selecionados será de 19 a 23 de abril. Quem não for selecionado na chamada única, diz o MEC, ainda pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse em participar dessa última etapa do Sisu será de 16 a 23 de abril.
Tradicionalmente, seus resultados podem ser usados para participar de três programas federais: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em instituições públicas de todo o país; o Prouni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições particulares de ensino; e o Fies (Fundo de ...
O SiSU, o ProUni e o Fies são programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior. Com as mudanças sofridas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a adesão de mais faculdades a ele, aumentaram também as chances dos estudantes ingressarem no ensino superior.