Um psicólogo organizacional participa de vários processos e tem uma atuação estratégica em algumas demandas da empresa. Ele aplica a psicologia com foco na gestão de pessoas desde o recrutamento até a gestão de conflitos, quando ela ocorre.
A psicologia organizacional é um ramo que usa metodologias científicas para analisar o comportamento humano especificamente nas relações de trabalho. Por isso é uma forma eficiente de melhorar a gestão de pessoas na sua empresa.
A psicologia organizacional é um segmento de estudo que tem como objetivo estudar e estruturar o perfil comportamental dos colaboradores das empresas. É basicamente a psicologia usada para a gestão de pessoas em uma organização.
O psicólogo organizacional é um profissional que exerce atividades no campo da psicologia aplicada ao trabalho, como recrutamento, seleção, orientação, aconselhamento e treinamento profissional.
A psicologia organizacional é fundamental para melhorar o clima da empresa. Tem como objetivo de estudo como cada pessoa se comporta, seja em meio aos colegas de trabalho, aos líderes e em relação à própria cultura da empresa como um todo. ... Ele precisa compreender o perfil das pessoas que compõem a empresa.
O clima organizacional e a qualidade de vida se tornaram os focos dos estudos em um segundo momento da Psicologia Empresarial. E, posteriormente, essa área de conhecimento ganhou o nome de Psicologia Organizacional e do Trabalho.
A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.
A psicologia na saúde objetiva o aperfeiçoamento da saúde, a prevenção e o tratamento de doenças. Muitas práticas clínicas buscam não apenas modificar o ambiente dos pacientes e sua resposta a estímulos, mas também a mudança de seus pensamentos, crenças, sentimentos e atitudes em relação à saúde.
Aliar a psicologia com a enfermagem é fundamental para a preparação do futuro profissional com a realidade que ele vai encontrar após a formação. A paciente quando é acometido pela doença entra em um estado de abalo emocional, de insatisfação, de medo e também de angústia.
É necessário aplicar a psicologia na área da enfermagem para que os futuros profissionais possam aprender e compreender um novo olhar ao estabelecer seu relacionamento com o paciente e também seus familiares, e não deixar essas práticas somente com o profissional da área de assistência social.
A enfermagem, enquanto um trabalho do campo da saúde, cuida de seres humanos, em suas múltiplas dimensões. Esse cuidado de enfermagem constitui-se no objeto de estudo da disciplina enfermagem. ... E, esse estabelecimento do objeto da disciplina é o que lhe dá a "objetividade" de uma disciplina científica.
Áreas de atuação de um enfermeiro
O enfermeiro se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo. Este profissional é indispensável em hospitais, trabalha em clínicas e presta atendimento domiciliar.