Os 4 pilares da educação, propostos no século XXI, são mais atuais do que nunca. Aprender a conhecer, fazer, conviver e ser. Eis o segredo para um modelo educacional bem sucedido que incorpora o Paradigma do Desenvolvimento Humano.
O conceito deda educação é firmado em quatro Pilares são eles: pilares que são: aprender a conhecer aprender a fazer, aprender a viver com os outros e aprender a ser. Estes são itens fundamentais para a transmissão da informação e da comunicação adaptada à sociedade.
Aprender a fazer, na concepção do Relatório Delors, significa adquirir não somente uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais ampla, competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.
Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.
Como a tecnologia pode se aliar aos 4 pilares da educação O primeiro pilar é muito relacionado à sede de conhecimento. E existem milhares de novas ferramentas que podem facilitar o desejo de aprendizado. Em sala de aula, o uso de um quadro digital demonstra claramente como a internet pode ser uma fonte de ensinamento.
Como ferramenta pedagógica há quatro pilares fundamentais para o sucesso do aprendizado: A estrutura física, participação administrativa da coordenação e dos professores e o contexto pedagógico.
O ser humano é capaz de construir algo novo, diante disto, Jacques Delors (1999) apresentou quatro pilares para a construção de uma sociedade mais justa e humana, que ajudam as pessoas a adaptar-se aos novos tempos: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
A ética, o meio ambiente, a saúde, o trabalho e o consumo, a orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas temas que permeiam todas as áreas do conhecimento, eestão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
Afrika Bambaataa, reconhecido como o criador do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, breakdance e o graffiti.
Nutricional, Educação Ambiental; Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais Brasileiras; Educação em Direitos Humanos; Educação Financeira; Educação Fiscal; Educação para o Consumo; Educação para o Trânsito; Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso; Saúde; ...
Além desses temas, podem ser desenvolvidos os temas locais, que visam a tratar de conhecimentos vinculados à realidade local. Eles devem ser recolhidos a partir do interesse específico de determinada realidade, podendo ser definidos no âmbito do Estado, Cidade ou Escola.
A transversalidade diz respeito à possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
Eles fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados a partir do Plano Nacional de Educação (PNE), estabelecido em 1999, os quais não constituem uma imposição de conteúdos a serem ministrados nas escolas.
Está em todos os documentos oficiais: a educação ambiental é um tema transversal e deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar. ... O PCN meio ambiente trata a transversalidade e a interdisciplinaridade como uma perspectiva crítica que aponta a complexidade do real.