Os impactos desse processo são graves, ameaçando a biodiversidade com a extinção de espécies animais e vegetais, interferindo negativamente no ciclo natural dos rios e aumentando a liberação dos gases que provocam o efeito estufa (aquecimento global da temperatura pela crescente presença de poluentes na atmosfera).
quais seriam.as principais consequências dessas atividades a vida humana? b)um dos maiores problemas brasileiros ,responsável pelas mudanças climáticas :o. desmatamento ao serem cortadas queimadas ,as árvores liberam para a atmosfera o dióxido de carbono que havia nelas .
As principais consequências do desmatamento da Amazônia, além das já citadas anteriormente, são: Espécies da fauna da região perdem seu habitat à medida que as áreas são devastadas. ... O desmatamento favorece o empobrecimento do solo, os processos erosivos e também o assoreamento dos rios.
O desmatamento prejudica a evapotranspiração e a rota aérea da água, afetando o regime de chuvas em todo o país, com impactos em diferentes setores produtivos.
Entre as principais causas do desmatamento da Amazônia podem-se destacar a impunidade a crimes ambientais, retrocessos em políticas ambientais, atividade pecuária, projetos de extração de madeira, mineração, estímulo à grilagem de terras públicas e a retomada de grandes obras.
O desmatamento causa diminuição do habitat, mata plantas e animais,de certa forma diminui a variabilidade genética que ajuda na sobrevivência das espécies, faz que animais procurem alimentos em centros urbanos ou vá para áreas onde se adaptam bem, causado descontrole na cadeia alimentar e tem também o fato do solo, se ...
O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...
Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nível de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
O agronegócio e o Solo. Uma dessas consequências é a degradação do solo. ... O excesso de fertilizantes e agrotóxicos também degrada o solo além de reduzir a biodiversidade do local ao matar diversos organismos que compõe o ecossistema no qual eles são aplicados.
Vantagens e desvantagens do agronegócio
Pode-se dizer que o processo de modernização e expansão do setor agropecuário no Brasil impulsionou a sua produtividade, no entanto, provocou impactos negativos para o meio ambiente, tais como a erosão e contaminação dos solos, do ar e das águas, sobretudo através de técnicas convencionais utilizadas nas monoculturas, ...
A degradação ambiental no Brasil e, em especial no Cerrado, decorrente da exploração da agropecuária, tem transformado consideravelmente o seu perfil, resultando em excesso de desmatamento, compactação do solo, erosão, assoreamento de rios, contaminação da água subterrânea, e perda de biodiversidade, com reflexos sobre ...
O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos químicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilíbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.
1 - A agricultura é de fundamental importância para a humanidade, visto que é através dela que são produzidos os alimentos e os produtos primários usados pelas indústrias. Interfere na ocupação e na organização do espaço devido à exploração do espaço.
A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.