Podemos dizer que um sistema termicamente isolado é o conjunto de dois ou mais corpos isolados termicamente do ambiente externo (não trocam calor com o meio externo), trocando calor somente entre si.
Quando colocamos corpos em um mesmo recipiente térmicamente isolado, ocorre transferência de energia entre eles até ser atingido o estado de equilíbrio térmico.
Resposta: Para ocorrer transferência de calor entre corpos é preciso haver diferença de temperatura entre eles. Explicação: Quando um corpo está em uma temperatura diferente (maior) da temperatura do ambiente em que se encontra ocorre transferência de calor, ou troca térmica entre o corpo e o ambiente.
- sistema fechado, onde ocorrem apenas transferências de energia; - sistema isolado, em que não há permutas de energia nem de matéria. A Terra é um exemplo de sistema fechado, pois estabelece trocas de energia com o meio envolvente, mas o intercâmbio de matéria não é significativo.
Um sistema pode ser definido como: ... O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito).
Uma máquina térmica não pode converter em trabalho todo o calor recebido. Na verdade, toda máquina térmica e toda máquina frigorífica deve obedecer à primeira lei da termodinâmica e também à segunda lei da termodinâmica.
Todo o calor recebido de uma fonte quente Q1 seria transformado em trabalho W. Podemos tomar como exemplo a combustão de uma substância qualquer. Assim W = Q1.