As arteríolas são vasos sanguíneos de dimensão pequena que resultam de ramificações das artérias. ... Através das arteríolas o sangue é libertado para os capilares. Regulam principalmente a resistência ao fluxo sanguíneo, e, portanto, a pressão sanguínea periférica.
A arteríola eferente é um pequeno vaso arterial, arteríola que resulta da convergência dos capilares do glomérulo desempenhando um papel importante na manutenção de uma pressão de filtração glomerular, independentemente das flutuações da pressão arterial.
Vários fatores são importantes para o retorno venoso para o coração.
Os rins filtram diariamente quase 180 litros de sangue. Depois de filtrado os produtos da excreção (uréia, excesso de sais minerais, drogas) são eliminados em forma de urina. O aporte de sangue ocorre através das artérias renais e o sangue "limpo" ou depurado retorna à circulação por meio das veias renais.
Os nutrientes ganham as células e farão parte do metabolismo celular.
Filtrado glomerular é o líquido produzido pelo glomérulo durante o processo de filtração glomerular Ao passar pelo glomérulo; água, eletrólitos, glicose, ureia e uma pequena quantidade de proteínas são extraídos do sangue e caem na Cápsula Renal (antiga Cápsula de Bowman), assim seguem para os outros segmentos do ...