O feudalismo foi um sistema político-econômico que imperou durante a Idade Média. ... O clero, portanto, era quem regia todo o processo social e político da época. Os impostos, portanto, eram cinco: corveia, talha, banalidade, capitação e mão-morta.
Sugestão de resposta: Os impostos que eram pagos pelos camponeses ao senhor feudal eram: Capitação: imposto pago por cada membro da família; Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja;Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal; Banalidade: pagamento que possibilitava a utilização de bens do ...
Capitação é o nome dado aos impostos que são pagos per capita, cobrados em diversas épocas da história. Na época feudal era cobrado das famílias burguesas.
4) Derivada do latim ("caput, capitis", que significa cabeça), capitação constitui forma de tributo cobrada pelo número de cabeças, ou seja, pelo número de pessoas dependentes de um senhor.
Significado de Captação substantivo feminino Ação ou efeito de captar. [Economia] Ação de vender títulos para conseguir recursos no mercado. [Figurado] Ação de utilizar maneiras artificiais e/ou prejudiciais para tirar proveito de (alguém ou de si mesmo).
Capitação são os impostos que são pagos per capita (literalmente, "por cabeça"), cobrados em diversas épocas da história. O seu valor é independente do rendimento do coletado. Na época feudal era cobrado das famílias burguesas.
O quinto, a derrama e capitação foram imposto da economia mineradora durante o Brasil Colônia. ... Com a queda de arrecadação por causa do contrabando, criou-se o sistema de capitação, onde deveria ser pago à Coroa uma quantia de ouro equivalente ao número de escravos.
Um sistema de captação de água é uma tubulação que sai de lugares onde a água é mais vazante até o reservatório. ... Gravidade: o nível de reserva está acima da área a ser irrigada, por exemplo: o rio, utilizando um canal para transportar a água até a área de irrigação.
A captação superficial é feita em rios, lagos ou represas por bombeamento ou gravidade. A água retirada segue pela adutora até a estação de tratamento. Já a captação subterrânea é realizada através de poços artesianos para obter água dos lençóis subterrâneos.
A captação da água normalmente é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias, há também a captação das águas superficiais, por meio de poços perfurados. Antes de ir para o sistema de distribuição de água, a mesma passa por processos de tratamento com diversas etapas.
Mananciais, a origem da água Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.
Coagulação, Floculação, Decantação, Filtração, Desinfecção, Fluoretação, Correção de pH. Todo o processo de tratamento, da entrada à saída, é executado em 30 minutos, assim a água está pronta para consumo, isto é, potável.
Em alguns bairros ou cidades, o esgoto fica ao ar livre, o que intensifica o perigo de doenças causadas pela sujeira e poluição desta água. No caso do esgoto tratado, ele sai da sua casa ou empresa, vai para o sistema de distribuição da cidade que o encaminha para uma estação de tratamento da água.
Segundo dados do Instituto Trata Brasil, apenas 38% do esgoto produzido no país é tratado. O resto é devolvido à natureza sem o devido tratamento. Além de não coletar e tratar o esgoto, o país não fiscaliza a qualidade da água.
O esgoto clarificado e corretamente tratado é devolvido para o meio ambiente. Em alguns casos, o efluente podem passar por tratamentos avançados específicos e serem transformados em água de reúso, uma solução sustentável que contribui para a preservação da água potável do planeta.
Resposta. Geralmente nas ruas ou em fossas.