O México, por exemplo, é bastante conhecido pela indústria maquiladora em seu solo. Neste caso em específico, as empresas maquiladoras estão instaladas na fronteira do México com os Estados Unidos e produzem principalmente peças de automóveis, eletroeletrônicos e produtos têxteis.
Resposta. Resposta: O NAFTA surgiu propondo que o acordo aliviaria muitos dos problemas da fronteira causados pela zona franca, aprimorando as leis trabalhistas e ambientais, além de diminuir a alta concentração de maquiladoras ao longo do território fronteiriço (Public Citizen, 2000).
Maquiladoras, como o nome indica, são empresas de montagem e acabamento de produtos para exportação, instaladas em território mexicano. ... Montados, os produtos são embalados, embarcados em caminhões, trens, aviões e exportados para os Estados Unidos e outros mercados.
O intuito dessas empresas era driblar os impostos alfandegários e diminuir os custos de produção, uma vez que a mão de obra em países subdesenvolvidos como o Brasil costumava ser mais barata nos países desenvolvidos.
A instalação da Indústria Maquiladora de Exportação (IME) na fronteira norte do México foi resultado de um programa pactuado no início entre os governos do México e dos Estados Unidos. ... O governo mexicano tinha o propósito de reter a força de trabalho que emigrava para o país vizinho em busca de emprego.
Porque as medidas que foram contraindo o gasto público e, retirando a capacidade do Estado de contratar mão de obra e, também as privatizações de diversas empresas.
As indústrias maquiladoras no México se instalaram na região de fronteira com os Estados Unidos para facilitar logisticamente a exportação dos produtos para os norte-americanos. ... O México incentiva fiscalmente esse tipo de ação, gerando isenções e reduções fiscais para as empresas que desejem fazer negócios com os EUA.
Uma empresa maquiladora é uma empresa que importa materiais sem o pagamento de taxas, sendo seu produto especifico e que não será comercializada no país onde está sendo produzido. ... O governo mexicano tinha o propósito de reter a força de trabalho que emigrava para o país vizinho em busca de emprego.
Verificado por especialistas. As principais áreas industriais do México encontram-se na Cidade do México, em Monterrey e Guadalajara, além da região de fronteira com os Estados Unidos.
O principal produto de exportação do país é o petróleo, exportado principalmente para os Estados Unidos.
Resposta. Resposta: estes são os locais onde estão os principais centros urbanos: Cidade do México, Guadalajara, Monterrey, Netzahualcóyotl e Puebla. A População Mexicana se concentra em cidades como Cidade do México,Guadalajara Toluca Puebla Tijuana,León, Monterrei.
A atividade industrial do México está concentrada no entorno da Cidade do México e na região de Guadalajara, sendo a produção quase totalmente feita para atender as necessidades dos Estados Unidos.
No México a indústria se concentra na capital Cidade do México e em Monterey. Nos EUA as principais concentrações indústriais são Nova York (indústria de base), e na Costa Oeste Los Angeles e San Francisco, devido a concentração de indústrias mais sofisticadas como a robótica e a química.
A indústria mexicana se destaca nos setores automotivo (há fabricas da Volkswagen, GM, Ford, Honda, BMW, Nissan e Mercedes-Benz produzindo naquele país), petroquímico (Pemex), têxtil e papeleira, cimento (Cemex) e construção, alimentos e bebidas (grupo Modelo e FEMSA - a 2° maior envasadora de Coca-cola do mundo) e ...
As indústrias mexicanas com mais destaque mundialmente são de equipamentos médicos, automotiva e aeroespacial. O setor automotivo, em especial está crescendo rapidamente. O México é atualmente o quarto maior exportador de automóveis. Em 2011, as montadoras mexicanas fabricaram quase 2,6 milhões de carros.
O México é altamente dependente do comércio exterior, o qual representou mais de 78,2% do PIB em 2019 (últimos dados disponíveis do Banco Mundial). O país exporta principalmente veículos e peças, máquinas de processamento de dados automáticos, combustíveis minerais, petróleo e maquinário.
A indústrialização se destacava-se na produção de diversos recursos naturais como chumbo prata ouro ferro e gás natural. Os latifundiários eram os donos das indústrias, devido a estes terem acumulado capital com a exportação de produtos agropecuários e minerais, tornando-se assim a nova burguesia.
As bases da economia mexicana são: serviços, a indústria, o comércio, a agricultura e a exploração de minérios. São destaques da produção agrícola: frutas (morango, laranja, limão, abacate, manga, abacaxi, banana e melão), cereais (milho e cevada), feijão, cana-de-açúcar e algodão.
Eles possuem o Dia dos Mortos, onde homenageiam aqueles que já morreram com grandes festas coloridas (com as famosas caveiras mexicanas como decoração); eles usam, como vestimenta tradicional, saias coloridas até as canelas, sapatos pretos comuns, chales e para os homens uma camisa social branca, calças pretas e ...
É banhado pelo Golfo do México, pelo Mar do Caribe e pelo Oceano Pacífico e destaca-se economicamente entre os países da América Latina. Capital: Cidade do México. Clima: Embora seja bastante variado, o clima é tropical na maior parte do país. ... Porém, não há uma religião oficial no país.
A população mexicana é formada em sua maioria (60%) de mestiços de brancos de origem hispânica e índios, 29% são índios e 11% de brancos de outras regiões européias. O México é o país mais populoso onde a língua oficial é o espanhol e também são falados mais de 50 dialetos indígenas.