A Norma IEC existem 2 grupos:
Os motores “Ex” devem também possuir um tipo de proteção adequado pela classificação da área do local da instalação (Zona 1 ou Zona 2 para áreas classificadas de gases inflamáveis ou Zona 21 ou Zona 22 para áreas classificadas contendo poeiras combustíveis).
Entenda o que é a classificação de área explosiva
Veja dicas para evitar explosão de gás
As fontes de ignição mais comuns nos incêndios, são: chamas, superfícies aquecidas, fagulhas, centelhas e arcos elétricos (além dos raios, que são uma fonte natural de ignição). Combustível + Comburente = Luz + Calor + Fumaça, Cinzas, Gases, etc.
Os critérios acima são comumente chamados de regra dos 75 e regra dos dois terços. As fórmulas informam que a temperatura máxima de superfície do equipamento elétrico tem que estar distante de 75oC da temperatura de ignição de camada de 5mm e 33,3% afastada da temperatura de ignição de nuvem.
A temperatura de superfície diz respeito ao fluxo de calor dado em função da energia que chega e sai do corpo, sendo de suma importância para o entendimento das interações entre a superfície terrestre e a atmosfera.
T5. Temperatura de superfície até 100°C. T6. Temperatura de superfície até 85°C.
No Brasil, a certificação Ex, assim como nos demais países, é voluntária. A chancela IECEx tende a promover um custo maior da certificação Ex, tendo em vista a remessa de royalties das entidades brasileiras.
Para a prevenção da inflamação dos ambientes de poeiras explosivas, a temperatura máxima de superfície deve ser delimitada. ... Para uma nuvem de poeiras, a temperatura de ignição está geralmente compreendida entre 300 e 700°C. Para a poeira em repouso estes valores são bem mais inferior es, na ordem dos 150 a 350°C.
ZONA 1: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, pode estar presente durante o funcionamento normal do processo. ZONA 2: Área na qual uma mistura de gás/ar, potencialmente explosiva, não está normalmente presente. Caso esteja, será por curtos períodos de tempo.
Tarefas que são certificadas como "intrinsecamente seguras" são desenvolvidas para ser incapazes de liberar energia suficiente, através de meios térmicos ou elétricos, para causar ignição em materiais infl amáveis (gases ou partículas de poeira).
As barreiras de segurança intrínseca são dispositivos que limitam a potência (energia) que pode ser fornecida de uma área segura para uma área potencialmente explosiva.
Que é inerente ou essencial a alguém ou algo. 3. Que é real e não depende de uma convenção (falando do valor de uma coisa sem atender à sua estimação ou circunstâncias).