O chá das folhas é usado para banhar os olhos no tratamento da vilidra. O chá das folhas é usado na forma de banho para tratar a pira ou sarna. A garrafada é usada como depurativo do sangue, para tratar má digestão e menstruação descontrolada. O velame também é usado para tratar animais de criação.
O velame é popularmente conhecido por suas propriedades medicinais, sendo utilizado na dor de estômago, mal estar gástrico, vômitos, diarréia com sangue e para baixar a febre. Além das propriedades farmacológicas, seu óleo essencial apresenta atividade larvicida contra Aedes aegypti, antibacteriana e cicatrizante.
Cordel Velame (metro) Amplamente utilizado no segmento militar; Útil na construção de abrigos, fixação de galhos em camuflagens, ancoragem de equipamentos na mochila, dentre outros. Item indispensável durante cursos e instruções práticas.
O velame nada mais é do que o paraquedas em si. Ele é formado por células de náilon que, quando infladas, dão ao objeto o formato de uma asa. O velame aberto faz com que a velocidade do voo fique em torno de 30 km/h.
substantivo feminino [Botânica] Planta da família das Bromeliáceas (Bromelia laciniosa), encontrada nas regiões mais quentes e secas das caatingas brasileiras, cujos rizomas e raízes, muito ramificados, cobrem, juntamente com as folhas grandes de bordos espinhosos, extensas áreas; as folhas fornecem fibras e os rizomas ...
A planta apresenta várias propriedades terapêuticas tais como anti-inflamatória, expectorante, diurética, enérgica e tônica. Ele é usado na medicina popular para alívio de doenças respiratórias tais como tosses, bronquites e também para úlceras.
- além de ser uma ótima fonte de cálcio e vitamina A,B e C, possui uma substância de grande valor medicinal, - a enzima bromelina - que atua como substituta do suco gástrico, acelerando a passagem dos alimentos pelo estômago, melhorando a digestão.
Significado de Xiquexique substantivo masculino [Botânica] Planta cactácea das regiões áridas do Nordeste, que serve de alimento para o gado durante as secas.
O turismo permanente oferece a festa da beleza das Dunas, atração única formada pelos bancos de areia alvíssima de água doce em toda a América, localizada na margem esquerda do Rio São Francisco. Lagoa de Itaparica, localizada nas escarpas e fraldas da grande Chapada Diamantina, entre Xique-Xique e Gentio do Ouro.
O 'cacto xique-xique' pode ser identificado como um ser vivo devido à presença de células, ao metabolismo e à suja capacidade de reprodução. Cacto endêmico do semi-árido brasileiro, o Xiquexique (Pilosocereus gounellei) tem um caule suculento com consistência macia, capaz de reservar muita água.
A forma mais correta de escrita da palavra é chique. A palavra xique está errada e chic é a palavra original em francês. Chique é um adjetivo uniforme e se refere, na sua utilização mais frequente, a alguém ou alguma coisa que é elegante, bonita e requintada.
Modo de Preparo
O Pilosocereus polygonus, conhecido no Brasil como xique-xique, é uma cactácea cuja distribuição compreende grande parte da região intertropical das Américas, nomeadamente do sul da Flórida.
Pode ser encontrado em grande quantidade em áreas de caatinga e serve de alimento para os animais nas épocas de seca1,2. Além da sua importância ambiental, o xique-xique tem sido estudado por suas propriedades nutricionais. ... O xique-xique também ganha destaque pelo seu potencial como protetor gástrico.
Os frutos e a flor do mandacaru servem de alimento para aves e abelhas. ... O fruto tem cor violeta forte e polpa branca com sementes pretas minúsculas, que servem de alimentos para aves da região. É também comestível para humanos.
Este cacto tem três partes comestíveis distintas: A folha do cacto (o próprio "nopal"), que pode ser utilizada como um legume; as pétalas da flor, que podem ser utilizadas em saladas; e sua "pera espinhosa", consumida como uma fruta. ...
As folhas se transformam em espinhos - elementos de defesa - e o nascimento das flores - brancas em meio à noite - simboliza o fim da seca; como cantava Luiz Gonzaga: “mandacaru quando 'fulora' na seca é o sinal que a chuva chega no sertão”. O mandacaru é como muitas mulheres: fortes e resistentes.
O mandacaru é altamente resistente a seca e é também utilizado na alimentação de animais. As flores são lindíssimas e medem aproximadamente 30cm, floresce no meio da primavera e as flores desabrocham no período noturno e já ao amanhecer começam a murchar.
Você sabia que as flores produzidas pelo cacto duram apenas uma noite? Pois é! Elas desabrocham no anoitecer e murcham assim que o dia amanhece. Por conta do fenômeno, o mandacaru também é conhecido como “cactus dama da noite” ou “flor da noite”.
Toda a cultura nordestina é rica em referências à planta, que representa a força e a resistência do povo nordestino. A flor branca do mandacaru desabrocha à noite e murcha ao nascer do sol. O seu fruto, violáceo e com a polpa branca, serve de alimento para os habitantes e as aves da região.
Cactus-dama-da-noite
Algumas espécies de cactáceas, como o mandacaru, apresentam uma característica peculiar: suas folhas são modificadas em espinhos para evitar que a planta perca água pelo processo de transpiração. Os espinhos são também um mecanismo de defesa dessas plantas a fim de evitar que animais alimentem-se delas.
Culturalmente, a planta mandacaru é utilizada para auxiliar no tratamento de doenças dos rins. Para isso, é realizada uma espécie de chá com a mandacaru.
Mandacaru. Estes tipos de cactos possuem vários nomes. Temos cereus jamacaru, jamacaru, cardeiro, enfim. No entanto são bastante conhecidos, aqui, simplesmente como mandacarus.