Assim como no caso do rendimento, é preciso que o bolsista tenha uma frequência mínima nas aulas. Por isso, o aluno perderá seu direito à bolsa se faltar em mais de 25% das aulas oferecidas no semestre.
O aumento da renda pode cancelar a bolsa? Sim. Após obter o benefício, o aluno precisa cumprir as regras de manutenção da bolsa Prouni todos os semestres, apresentando os documentos necessários para renovar o benefício. A partir da aprovação, é dada a continuidade na bolsa para período seguinte.
Como consultar a situação da bolsa Prouni
Sem renovação, sua bolsa ficará suspensa Isso porque, caso o procedimento não seja realizado, o benefício ficará automaticamente suspenso. Apesar da falha e da consequência, o estudante não perde a bolsa, nem fica devedor durante o período de suspensão.
Como saber se a documentação do Prouni foi aceita? Os resultados vão ficar disponíveis na página do Prouni e das instituições de ensino que participam do programa. As datas de divulgação das listas são sempre publicadas no cronograma.
Atenção! A bolsa poderá ficar suspensa por até 4 semestres e, caso o aluno não retorne dentro deste prazo, a bolsa será encerrada. Para o encerramento da bolsa, o aluno deverá procurar o CAA do seu campus e solicitar o cancelamento de sua matricula, através do protocolo “ProUni: encerramento”.
Não. Se você já tem uma bolsa de 50% do ProUni e gostaria de conseguir outra bolsa parcial do Programa para completar o valor da mensalidade, deve buscar uma outra solução. Isso porque um mesmo estudante não pode acumular duas bolsas do ProUni.
Se conseguir a bolsa integral do ProUni, as mensalidades saem de graça. Se conseguir a parcial, o programa funciona apenas como uma bolsa de descontos. O aluno ainda terá que pagar o restante. Já a inscrição é sempre gratuita.
O Prouni cobre qualquer disciplina que esteja dentro do semestre vigente da concessão, apenas não cobre disciplinas que não constam do currículo regular do curso, taxas para expedir documentação, ou quaisquer outros gastos, como material didático.
No caso da bolsa integral, não é necessário nenhum pagamento por parte do estudante. Já no caso da bolsa parcial (50%), o aluno deve pagar o valor correspondente à metade da mensalidade para a instituição de ensino. O governo federal é responsável por arcar com a outra metade.
O que é preciso para fazer faculdade? Para ingressar na faculdade, existem basicamente duas formas: o vestibular oferecido pela instituição ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota da prova é utilizada como critério para a seleção de alunos. Após a aprovação, o próximo passo é efetuar a matrícula.
Faça o Enem e utilize o Prouni ou Bolsa Enem
Para seguir a profissão de advogado é necessário possuir diploma de nível superior em um curso de bacharelado em Direito reconhecido pelo MEC e fazer a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Somente após ser aprovado no exame da OAB é que o profissional poderá exercer a função de advogado.
Em relação aos livros, o mais utilizado no curso é o Vade Mecum, um compilado das leis e da Constituição do País, ou legislações específicas....Veja a seguir o preço da edição 2019 nas principais livrarias:
Quanto custa a mensalidade de Direito na UNIP? Na UNIP, o valor mensal fica por volta de R$ 1.