Exames Pré-cirúrgicos e a Cirurgia
Pré-Operatório
Faça jejum de 8 horas antes da cirurgia. Os pacientes são solicitados a abster-se de bebidas alcoólicas por pelo menos 24 horas antes da cirurgia. Lave os cabelos no dia da cirurgia para ajudar a manter um ambiente cirúrgico limpo.
Os dois principais fatores que influenciam o valor final da cirurgia de catarata são a lente intraocular que será introduzida no olho do paciente e a técnica cirúrgica adequada para o caso. Em geral, na cidade do Rio de Janeiro, o preço da cirurgia de catarata pode variar entre 4 e 10 mil reais por cada olho.
Neste exame, o oftalmologista utiliza um maquinário com uma luz pontual e, desta forma, pode enxergar perfeitamente a parte interna do olho, identificando possíveis problemas no cristalino. Trata-se de um exame simples, rápido e totalmente indolor, que costuma ser realizado no próprio consultório durante a consulta.
A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Porém também poderá estar associada a alterações metabólicas que ocorrem em certas doenças sistêmicas, (ex.
a catarata da dor nos olhos? Normalmente não. Apenas em casos mais raros onde ela pode ser responsável por crises de aumento súbito da pressão intra-ocular que pode cursar com bastante dor, ou em casos de cataratas muito avançadas que podem provocar certo grau de inflamação intra-ocular.
A dor nos olhos pode ser apenas causada pelo cansaço, pelo uso inadequado ou inadaptação aos óculos ou lentes de contacto ou, então, existir uma doença dos olhos que seja a causa da dor.
Ela pode ser provocada por um trauma, como o contato com substâncias estranhas aos olhos. Ou ainda como consequência de uma doença infecciosa, como a toxoplasmose, a herpes, a tuberculose e até a sífilis.
Contágio na ceratite Pode ocorrer transmissão do vírus pela própria pessoa contaminada no caso de existir uma infeção ativa noutro local (lábios, por exemplo). O contágio pode, igualmente, efetuar-se se o vírus “passar” de um olho para o outro, vindo a infeção, posteriormente, a afetar os dois olhos.