Tem mais depois da publicidade ;) Isóbaros: átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos (Z), como por exemplo, os elementos Nitrogênio (N) e Carbono (C). Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A).
Número atômico, massa atômica e massa atômica relativa Formas do mesmo elemento que diferem apenas em seu número de nêutrons são chamadas isótopos. Juntos, o número de prótons e o número de nêutrons determinam num elemento a sua massa atômica: massa atômica = prótons + nêutrons.
O número atômico (Z) indica a quantidade de prótons (p) do átomo do elemento. 2. O número de massa atômica (A) é a soma das massas unitárias dos prótons (p) com a dos nêutrons (n). Obs.: como os átomos são eletricamente neutros, o número de prótons é igual ao número de elétrons.
O que é?
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
Eletrosfera ou Densidade Eletrônica é a região externa do núcleo do átomo, onde de localizam os elétrons. A eletrosfera é dividida em 07 camadas, são elas: K, L, M,N,O, P e Q, sendo a camada K mais próxima do núcleo e a camada Q mais distante do núcleo.