Músculos treinados não se cansam tão rapidamente e são mais resistentes a lesões. Uma boa rotina irá melhorar sua saúde geral de modo que você possa continuar a se exercitar regularmente, mesmo ao envelhecer. O treinamento de resistência reforça a estabilidade dos ossos, melhora o equilíbrio e fortalece os tendões.
Além de aumentar a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e baixa o hormônio do estresse. Estas mudanças, na mente e no corpo, podem melhorar a ansiedade, depressão, nervosismo e autoconfiança, melhorando assim o humor. Os exercícios físicos podem ser agradáveis e não precisam ser tediosos.
A corrida de resistência é o que nos leva a aumentar a nossa resistência, sendo executada por longos períodos de tempo utilizando o metabolismo aeróbico. No grupo dos primatas, o ser humano é o único animal que apresenta tal capacidade.
Se precisa, sobretudo, trabalhar a resistência muscular, o número de repetições é de 25 a 45. Se o requisito básico for o melhor desenvolvimento do sistema cardiovascular/respiratório, trabalhe mais de 100 repetições. Se treinarmos a força, temos de usar cargas máximas e realizar poucas repetições.