Um novo príncipe poderia conseguir um principado por conquista, por fortuna (sorte) ou por virtù.
Os principados estão classificados são classificados em principados hereditários (de pai para filho) e principados novos (onde o poder é conquistado por quem não era príncipe).
Qual é o critério que Maquiavel usa para classificar as formas de governo? O critério que Maquiavel usou foi que o principado corresponde ao reino e a república corresponde a democracia e aristocracia.
Maquiavel acreditava que a natureza humana é essencialmente má e os indivíduos deveriam conseguir ganhos a partir do menor esforço. Como cita no texto, os homens “duma maneira geral, são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro,” portanto sempre guiados por interesses.
A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser: A - munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
Maquiavel defende a ideia de que um estado forte depende de um governante eficaz, e para que ele seja bom, ele deve ter boas habilidades políticas. Para ele, são características relevantes de um bom príncipe, ser bondoso, caridoso, religioso e ter moral.