Um dos maiores problemas da dieta low carb é o alto consumo de proteínas, presentes nas carnes, laticínios e em alguns vegetais. Caso a ingestão de carboidratos não forneça totalmente a quantidade necessária de energia, as proteínas são usadas como fontes energéticas secundárias.
A constipação leva à sobrecarga de toxinas, o que aumenta a inflamação do corpo. Assim, essa pode ser a razão pela qual a dieta low carb não está funcionando. Portanto, inclua alimentos fibrosos, frutas com baixo teor de açúcar, como abacate, nozes e sementes, além de verduras e vegetais crucíferos nas refeições.
Dieta Low Carb: 6 benefícios que te farão considerá-la em 2020
“Só houve melhora significativa da gordura no fígado nos grupos que receberam a dieta de alta gordura, independentemente do exercício”, destaca Souto, explicando que estratégia alimentar com prevalência de gordura significa que há diminuição do consumo de carboidratos, ou seja, é prática low carb.
Dois tipos de dietas que vêm se destacando e se mostrando eficazes são a Dieta Low Fat (baixo teor de gordura), em que a quantidade de gorduras é reduzida em relação às necessidades energéticas individuais, e a Low Carb (baixos níveis de carboidratos), que se refere à redução de carboidratos gerais da prescrição ...
Enquanto a low carb recomenda apenas a diminuição do carboidrato, a alimentação cetogênica pede o aumento do consumo de proteínas e gorduras. Um dos objetivos da dieta low carb é não gerar picos de insulina no organismo, por isso é aconselhado o consumo de carboidratos de absorção lenta.
Alimentos com carboidrato são mais calóricos "Enquanto um grama de carboidrato tem quatro calorias, um de gordura tem nove, mais do que o dobro".