INTRODUÇÃO: O crescimento dos municípios limítrofes ao DF faz parte do amplo processo de transformação do território advindo da construção da nova Capital Federal e do grande afluxo de migrantes. Na década de 1970, muitos migrantes passaram a ser empurrados para o Entorno para descomprimir os núcleos urbanos do DF.
Expansão urbana ocorre de acordo com demandas do mercado, aponta pesquisa da FAU. Municípios cedem a pressões do mercado e permitem que a cidade avance sem infraestrutura para moradores.
A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília.
Olá, Segundo geógrafos e historiadores, foram necessários cerca de 80 mil trabalhadores para a construção da cidade de Brasília.
O dicionário Aurélio diz que ela nasceu de kungundu, diminutivo de kingundu, em Quimbundo. Kungundu exprimia, para os africanos, a ideia de ruim, ordinário, vilão. Era a designação que eles davam aos portugueses dedicados ao rendoso tráfico negreiro.
Aquelas pessoas trabalhavam em condições inóspitas e tratamento desumano. Os funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) moravam em tendas e barracas de madeira e trabalhavam em regimes de oito horas diárias, se revezando durante a madrugada, para que o trabalho nunca parasse.
De acordo com o censo daquele ano, esses 256 primeiros migrantes procediam, na maioria, do Norte e do Nordeste do país. Eram os primeiros “candangos”, como ficaram conhecidos aqueles trabalhadores pioneiros, que vinham atraídos pela possibilidade de um novo começo e novas oportunidades.